Título: PIB chileno cresceu 4,9% no semestre
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 24/08/2004, Internacional, p. A-10
O Produto Interno Bruto (PIB) do Chile cresceu 4,9% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2003, o que confirma a reativação da economia chilena, informou ontem o Banco Central. O PIB teve no segundo trimestre um crescimento anualizado de 5,1%, superior aos 4,8% do primeiro e apoiado em um vigoroso desempenho do comércio exterior e dos setores mineiro e industrial.
No primeiro semestre, a economia chilena foi impulsionada principalmente pelo desempenho da pesca, da indústria manufatureira, do comércio e do setor agropecuário e silvícola. A demanda interna registrou uma expansão de 5,5%, com uma forte participação da formação bruta de capital fixo, destaca o relatório. As exportações cresceram 9,4% em relação ao primeiro semestre de 2003, enquanto as importações aumentaram 11,5%, principalmente pelos bens de consumo e de capital.
Por setores, a pesca registrou no primeiro semestre o maior crescimento (28,9%) em relação ao mesmo período de 2003, seguida do comércio (6,6%), da indústria manufatureira (5,9%) e do setor agropecuário e silvícola (5,8%). Os setor de transporte cresceu 4% anualizado, enquanto a construção registrou 3,6%, a mineração 3,2% e o setor energético (eletricidade, gás e água) 1,7%. O Banco Central destacou que este setor cresceu apenas 1,2% no primeiro trimestre, enquanto no segundo, embora a Argentina tenha cortado a provisão do gás ao Chile para atender a demanda interna, subiu 2,3%. Na primeira metade do ano, a balança de pagamentos fechou com um saldo positivo de US$ 1,92 bilhão na conta corrente, superior aos US$ 104 milhões de 2003.