Título: Mensagem de Lula fala na vitalidade da democracia
Autor: Gisele Teixeira
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/11/2004, Internacional, p. A10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ontem mensagem de felicitações a George W. Bush pela vitória nas eleições americanas. No texto, Lula destacou que a vitalidade das democracias do Brasil e dos Estados Unidos "é um entre tantos outros fatores de convergência e aproximação" dos dois países. O presidente salientou que as relações entre as duas nações vêm-se desenvolvendo de modo notável. "O vívido e fluido diálogo entre nossos países tem produzido resultados benéficos não apenas no plano bilateral, mas também no positivo encaminhamento de numerosas questões internacionais de importância para nossos povos", disse Lula.

O presidente afirmou estar convencido de que é possível continuar a aprofundar os laços de amizade e as profícuas relações entre o Brasil e os EUA, "bem como contribuir para o avanço das aspirações comuns no plano mundial, de modo a superar a pobreza, a insegurança e as outras causas de desequilíbrio e instabilidade, no quadro de uma ordem mundial mais justa e democrática".

Para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o relacionamento entre Brasil e os EUA vai se manter bom, independente do resultado. "Não há nem melhora nem piora", disse o chancelar, após participar de reunião da diretoria do Conselho Empresarial Brasil-China, no Palácio do Planalto, ontem pela manhã, quando a vitória de Bush ainda não estava definida.