Título: Cresce a procura por tratamento alternativo
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/11/2004, Agribusiness, p. B12

A utilização de medicamentos homeopáticos em animais pode aumentar a produção de leite e ovos, estimular o crescimento precoce de animais destinados ao consumo humano e combater parasitas. A afirmação é do presidente da Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira (AHB), Luiz Miguel Mangini. Ele é um dos organizadores do 26 Congresso Brasileiro de Homeopatia, que acontece em Brasília até o próximo sábado, dia 6.

Mangini afirma que já existem várias pesquisas feitas e em andamento no mundo inteiro e que o Brasil é um país de ponta em homeopatia veterinária. Segundo ele, a aplicação da técnica em animais pode ser individual, no caso de cães, gatos e cavalos, ou coletivo, aplicado diretamente em rebanhos de qualquer espécie que tenham alguma doença.

O tratamento em animais é feito da mesma maneira que em seres humanos, por meio de glóbulos, líquidos, pós ou comprimidos. O custo chega a ser 30 vezes mais barato e já existem várias empresas comercializando produtos homeopáticos a preços acessíveis.

A homeopatia veterinária, segundo Mangini, também veio derrubar mitos que comparam o funcionamento da medicina homeopática com o uso de placebos, em que o indivíduo toma um medicamento inativo, mas melhora por acreditar que está ingerindo um remédio de verdade.

"A homeopatia veterinária vem provar que não precisa acreditar em nada. Como é que uma cabeça de boi no meio de 600 ou mil ou 10 mil vai acreditar em alguma coisa? A medicina veterinária veio para colaborar com a medicina humana", afirma Mangini.

Nos últimos anos, tem crescido o número de pessoas interessadas em tratar seus animais com homeopatia. A maior procura está na região centro-sul do país. Atualmente existem cerca de 600 profissionais no Brasil formados em homeopatia veterinária.