Título: Certidões via internet no Cartório 24 horas.
Autor: Raimundo José Pinto
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/11/2004, Gazeta do Brasil, p. B13

O estado do Pará está desde ontem integrado à Rede Brasileira de Cartórios, como o sétimo estado a dispor do Cartório 24 Horas, um serviço através do qual o cidadão pode solicitar, via internet, vários tipos de certidões de cartórios de toda natureza, como de registro civil, registro de imóveis, tabelionato de notas, títulos e documentos e protesto. O pedido é feito, de qualquer parte do país, pelo site www.cartorio24horas.com.br e o pagamento do serviço é realizado por transferência eletrônica ou boleto bancário, com a certidão chegando na casa da pessoa por Sedex ou carta registrada. Aos poucos também já está sendo implantada a certidão eletrônica, assinada digitalmente pelo cartório.

O lançamento do Cartório 24 Horas em Belém ocorreu ontem pela manhã, durante a abertura do III Encontro dos Notários e Registradores do Pará, realizado no auditório da Casa do Comércio, pela Associação dos Notários e Registradores do Pará (Anoreg-Pa).

O serviço já está disponível nos estados de São Paulo, Paraná, Amazonas, Espírito Santo, Sergipe e Rondônia. Segundo o presidente nacional da Anoreg, Rogério Portugal Bacellar, até o final do ano já deverão ser 12 os estados atendidos, chegando aos demais até meados de 2005.

Rogério Bacellar informou ainda que, desde novembro do ano passado, quando o serviço foi lançado em São Paulo, o site do Cartório 24 Horas já recebeu mais de acessos de todos os estados brasileiros e de outros 30 países.

A expectativa, segundo ele, é que em poucos anos seja atingida a marca de 14 milhões de pedidos atendidos pela internet por ano, "o que representa cerca de 20% das certidões emitidas no país". O presidente da Anoreg no Pará, Luiziel Guedes de Oliveira, destacou que o serviço vai ajudar muito num estado de dimensões continentais como o Pará, onde é difícil o deslocamento dos moradores entre alguns de seus municípios.

O Cartório 24 Horas conta com a parceria da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e tem o apoio operacional do banco Bradesco.

Como ainda é pequeno o percentual da população brasileira com acesso à internet (cerca de 15%), a Anoreg e os Correios estão disponibilizando um quiosque com um terminal de acesso público à rede de computadores nas agências da ECT. Um desses terminais já está em operação na agência central da ETC em Belém e aos poucos será levado a várias outras agências.

As principais vantagens desse serviço, de acordo com os dirigentes da Anoreg é a redução de custos, com a eliminação do desperdício de tempo e gastos com locomoção. Qualquer dúvida sobre o funcionamento do serviço pode ser tirada também pelo telefone, através do 0800-7071772, com uma central que funciona de segunda à sexta das 8h às 20h e aos sábados, das 10h às 16h horas, pelo horário de Brasília.

A Anoreg representa em torno de 22 mil cartórios em todo o Brasil, com cerca de 1,5 milhão de empregados. Bacellar disse que a certificação digital abrange por enquanto apenas cerca de 200 cartórios, que podem receber o pedido e emitir as certidões via internet. Mas ressaltou que a Anoreg está empenhada em ampliar esse serviço a mais cartórios o mais breve possível.

kicker: O serviço conta com a parceria do Correio e apoio do Bradesco