Título: PE leva 11 projetos para Lisboa
Autor: Ângelo Castelo Branco
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/11/2004, Gazeta do Brasil, p. B13

Onze projetos imobiliários, entre resorts, prédios residenciais e até um trecho privado de praia, serão levados por Pernambuco para sua primeira participação no Salão Imobiliário de Lisboa (SIL), cuja edição 2004 começa hoje e vai até domingo. Será uma estréia num dos eventos mais importantes do setor imobiliário na União Européia. Na lista de empreendimentos estão resorts de classe internacional, como o Breezes Muro Alto Resort e Marulhos Muro Alto. Os projetos estão sendo levados por sete grandes empresas da construção civil no estado.

Na lista de empreendimentos, destacam-se os que estão localizados no trecho de Muro Alto, em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, a 66 quilômetros do Recife: o Breezes, Marulhos, Ancorar Flat Resort e Nannai Residence (área de flat do resort Nannai, considerado um dos melhores do Brasil).

Outra característica forte no perfil dos projetos que vão representar o estado é que boa parte é do ramo de hotelaria ou turismo. Nesse perfil estão incluídos o Terramar Hotel, na praia de Piedade (município de Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife), o Villa Praia dos Carneiros Residence, os condomínios Enseada Flat dos Corais e Enseadinha Prince e a Praia do Porto (um trecho de praia privado). Apenas dois empreendimentos são prédios residenciais em área urbana: os edifícios Estação das Paineiras e Aurora Garden.

As empresas que participam do evento são a Pernambuco Construtora, Moura Dubeux Engenharia, Grupo Queiroz Galvão, Acon, A.C. Cruz, AWM e a corretora Direct que vai representar a Vale do Ave Empreendimentos Ltda., Grupo Meira Lins, Mamucaba Empreendimentos Turísticos Ltda., Construtora Chaves Empreendimentos Ltda. e o proprietário da Praia do Porto.

A presença no SIL - um dos eventos imobiliários mais importantes da União Européia - visa captar investidores europeus, principalmente portugueses e envolve investimentos em torno de R$ 200 mil, sendo a maior parte do aporte destinado ao estande com 144 m², divididos entre área de convivência, salas de trabalho e reunião, espaço de promoção institucional e show room. São parceiros no projeto a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD/Diper), Federação das Indústria do Estado de Pernambuco (Fiepe), Sindicato da Indústria da Construção de Pernambuco (Sinduscon-PE) e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE).

Segundo o presidente da AD/Diper, Kleber Dantas, "o SIL é uma excelente oportunidade para as empresas brasileiras do segmento mostrarem empreendimentos de qualidade com preços competitivos para empresas, investidores ou cidadãos europeus que procuram um negócio com rentabilidade maior que na Europa, já que um euro vale em torno de R$ 3, ou apenas uma residência de férias".

Turismo

"No caso dos portugueses, estamos aproveitando o fato de Portugal ser o maior emissor de turismo internacional para Pernambuco e levando vários empreendimentos hoteleiros. Só no ano passado, recebemos mais de 72 mil visitantes lusos o que torna a hotelaria de Pernambuco extremamente atrativa para as empresas portuguesas do setor". O número de turistas portugueses promete crescer com o aumento de captação de vôos daquele país pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) para o verão 2004/2005.

Semanalmente, chegam ao Aeroporto Internacional Guararapes 10 vôos vindos diretos de Portugal, sendo 7 regulares e 3 charters, trazendo um total de aproximadamente 2.600 passageiros.

Pesquisas de mercado no âmbito do SIL apontam que há alguns anos grupos portugueses vêm investindo em terrenos, empreendimentos e imóveis residenciais no Brasil, não só pelo valor atrativo.

kicker: Só ano passado, turismo teve 72 mil portugueses no estado