Título: Especialistas debatem em Alagoas fontes alternativas de energia
Autor: Ângelo Castelo Branco
Fonte: Gazeta Mercantil, 24/08/2004, Gazeta do Brasil, p. B-13

Como parte do projeto focado em novas oportunidades de negócios e investimentos no estado de Alagoas, o governador Ronaldo Lessa vai abrir nesta terça-feira em Maceió o Fórum Internacional de Energia, reunindo autoridades em planejamento, profissionais do setor energético e dirigentes de organizações não governamentais. O secretário da Célula de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Arnóbio Cavalcanti, informou que o evento será enriquecido, além de diagnósticos precisos sobre os rumos da economia estadual, com a apresentação de idéias capazes de viabilizar processos de negociações entre esferas governamentais e legislativas com a participação de setores produtivos e entidades da sociedade civil.

"O momento é de desenvolver a consciência e a responsabilidade coletiva da população para a urgência da utilização das fontes alternativas de energia", afirmou. O governador do estado abre a programação com uma conferência sobre as perspectivas da inserção de Alagoas "em um mundo em movimento".

O diretor da Associação Brasileira das Empresas de Economia de Energia, Gerson Sampaio Filho, fará uma análise sobre o impacto das tarifas sobre o desenvolvimento industrial. O secretário de Fazenda de Pernambuco, Mozart Siqueira, ex-presidente da Chesf, participará de painel sobre o papel das agencias reguladoras como instrumento de defesa da sociedade, juntamente com o diretor da Agência reguladora de Serviços Públicos de Alagoas, Álvaro Vieira Machado e da jornalista Kátia Ogawa.

Outros quatro painéis contarão com as participações do coordenador de Projetos de Energia da Petrobras, Paulo Segio Lisboa, do presidente da Eletrobrás, Silas Rondeau Cavalcante Silva e do presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Abinee, Ruy de Sales Cunha, do presidente da Associação dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica, entre outros.