Título: Petrobras recorre a novas parcerias para crescer no México
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 08/11/2004, Energia, p. A-7

A Petrobras quer aumentar a sua presença no México, onde está desde 2003, após vencer licitação para explorar um bloco de gás no Norte do país, informou, sexta-feira, o diretor internacional da estatal, Nestor Cerveró.

"Estamos avaliando como aumentar nossa atividade lá, onde já existe uma parceria de cooperação tecnológica em águas profundas", disse Cerveró à Reuters durante lançamento do Programa Cultural da Petrobras para 2005.

O diretor observou no entanto que a exemplo do que ocorre no bloco que adquiriu em licitação há um ano, toda a produção que fizer no país terá que ser vendida à Pemex, sua correspondente mexicana.

"A lei não permite outra coisa, tem que vender para a Pemex", destacou Cerveró.

Mais cedo, o presidente do México, Vicente Fox havia afirmado em entrevista na Globonews que pretendia intensificar a parceria com a estatal brasileira que tem experiência em exploração em águas profundas.

A Petrobras explora o bloco Fronterizo, no norte do México, ganho em consórcio com a japonesa Teikoku e a mexicana D&S Petroleum, após lance de US$ 265 milhões. O contrato com prazo de cinco anos.

Cerveró confirmou também, que a Petrobras retomou o projeto de construção de uma fábrica de fertilizantes em Cuba, um projeto de 20 milhões de dólares, só que desta vez em parceria com a venezuelana PDVSA e a Companhia Cubana de Petróleo.