Título: Mais de 30 universidades se antecipam ao ProUni
Autor: Edna Simão
Fonte: Gazeta Mercantil, 25/08/2004, Nacional, p. A-7
Antes mesmo da aprovação do Programa Universidade para Todos (ProUni) pelo Congresso Nacional, 32 instituições de ensino superior fecharam ontem acordo com o governo se comprometendo em oferecer, já no próximo vestibular, 10% das suas vagas. Esta parceria representará cerca de 7 mil vagas gratuitas para alunos da rede pública de ensino, com uma cota para afrodescendentes e indígenas. Outras 11 instituições de ensino superior já se comprometeram a liberar vagas gratuitas quando a matéria for aprovada pelos deputados e senadores.
"Com a aprovação da lei, estas vagas vão se multiplicar. Por enquanto, elas são poucas para a nossa pretensão. São poucas mais muito valiosas", afirmou o ministro da Educação, Tarso Genro. Ele disse acreditar que, em quatro ou cinco anos, o número de vagas gratuitas poderá alcançar 400 mil.
Genro disse que os acordos estão sendo feitos, antes da aprovação, para prestigiar as instituições de ensino superior dispostas a liberar 10% de suas vagas para os estudantes com renda familiar de um salário mínimo e meio, independente da questão política. "Um programa desta natureza pode ser feito tanto de maneira voluntária como determinada por lei. No caso concreto, a decisão a vontade das universidades está casada com o que está sendo discutido pelo Congresso", disse Genro, completando que o Ministério da Educação não está atropelando uma decisão que ainda não foi tomada pelo Congresso.
O projeto de lei, que trata da criação do ProUni - programa que incentiva as instituições de ensino privadas a conceder bolsas para estudantes de baixa renda -, seria votado ontem na comissão especial que trata do assunto. Por receio de que a proposta não fosse aprovada, o relator da matéria, o deputado Irineu Colombo (PT-PR), fez novas alterações e a comissão deverá votar a matéria hoje. A expectativa é de que hoje à tarde o ProUni seja apreciado pelo Plenário da Câmara para depois seguir para o Senado.