Título: Eleitos na Fiesp e no Ciesp serão conhecidos hoje
Autor: Otto Filgueiras
Fonte: Gazeta Mercantil, 25/08/2004, Nacional, p. A-7

Os industriais paulistas escolhem hoje o novo presidente e as novas diretorias da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Duas chapas disputam as eleições nas duas entidades: a chapa 1, de oposição, é encabeçada pelo empresário Paulo Skaf, atual presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). A chapa 2, da situação, é liderada pelo industrial Claudio Vaz, que é apoiado pelo atual presidente da Fiesp e do Ciesp, Horacio Lafer Piva.

Depois de ser eleito para dois mandatos consecutivos, de 1998 a 2004, Piva encerra sua gestão no dia 27 de setembro, quando serão empossados as novas diretorias e das duas entidades, que serão escolhidas hoje em votação secreta.

As eleições para Fiesp/Ciesp ocorrem em dois processos diferentes. No caso da Fiesp, o pleito é indireto e 122 sindicatos da indústria paulista estão aptos a votar. Cada sindicato tem direito a apenas um voto do delegado sindical, indicado pelo presidente ou pela diretoria do sindicato ou escolhido em assembléia geral de cada entidade.

No caso do Ciesp, as eleições são diretas e podem votar as 9 mil empresas associadas, mas historicamente nem todas comparecem à votação e só têm direito ao voto aquelas que estiveram com suas mensalidades em dia. Teoricamente, os estatutos das duas entidades permitem que sejam eleitos presidentes diferentes para a Fiesp e o Ciesp, mas isso nunca ocorreu.

As votações terminam às 17 horas. Para a eleição da Fiesp só haverá urnas na sede da Federação. E para o Ciesp haverá urnas nas sedes das 37 diretorias regionais da entidade espalhadas pelo interior e nas quatro diretorias distritais da capital, além de uma urna na sede do Ciesp, que funciona no mesmo prédio da Fiesp. Segundo a assessoria de imprensa das duas entidades, os resultados das eleições serão conhecidos ainda hoje à noite.