Título: Espanha já tem navio movido a energia solar
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 25/08/2004, Meio Ambiente, p. A-10

Engenheiros espanhóis desenvolveram o primeiro navio de passageiros movido a energia solar, que chega a uma velocidade máxima de 6 nós e não polui o meio ambiente. A embarcação, batizada de "Solemar", é um catamarã de 10 metros de comprimento e 3,50 metros de largura, desenvolvido para a navegação em águas tranqüilas, informou ontem o Centro Tecnológico de Energia Solar em Palma de Mallorca, no arquipélago espanhol das Baleares.

O navio, com capacidade para 28 passageiros sentados, chega a uma velocidade máxima de 6 nós com vento força 3/4, graças a painéis solares de última geração instalados na cobertura. Seu desenvolvimento, cujo preço no mercado é de cerca de ¿180.000, levou um ano e foi feito com materiais convencionais.

Os inventores explicaram que este navio é uma "modesta contribuição ao meio ambiente", já que evitará, durante uma vida útil de 25 anos, o consumo de um milhão de litros de óleo e deixará de lançar gás carbônico na atmosfera.

A presidente do Centro Tecnológico de Energia Solar, Soledad González, afirmou que este projeto foi criado para preservar o meio ambiente, por isso, a princípio será utilizado como navio de ensino e conscientização da proteção ao meio ambiente nas águas do porto de Palma. Segundo ela, o Centro Tecnológico quer criar uma embarcação com capacidade para 50 pessoas, que faça a travessia entre Mallorca e a ilha vizinha de La Cabrera, e também rumo à cidade espanhola de Valência.