Título: Educação nos Trilhos mostra riquezas do Pará e Maranhão
Autor: Raimundo José Pinto
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/11/2004, Gazeta do Brasil, p. B13

O programa Recortes do Brasil será mostrado aos passageiros da Estrada de Ferro de Carajás, da Cia. Vale do Rio Coce. O mercado do Ver-o-Peso, o Círio de Nazaré, os búfalos de Soure, o Museu Goeldi, Carajás e o carimbó são apenas alguns dos aspectos dos costumes e riquezas do Pará que serão mostrados em 12 episódios do programa "Recortes do Brasil", produzido pelo projeto Educação nos Trilhos, uma parceria entre a Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e o Canal Futura. O programa será mostrado aos passageiros do trem da Estrada de Ferro de Carajás, da Companhia Vale do Rio Doce, que faz a viagem entre Parauapebas, no Pará, e São Luís, no Maranhão (transporta 400 mil pessoas/ano), e também na televisão, através do Canal Futura, com estréia marcada para a próxima terça-feira, às 22h25, com horários alternativos às 17h20 de quarta-feira e às 13h50 de domingo. O lançamento de ontem ocorreu simultaneamente com São Luís, pois haverá também 12 episódios com o melhor do Maranhão.

O lançamento em Belém foi feito no Restô do Parque da Residência, antiga residência oficial do governador do estado, hoje transformada em ponto turístico, com apresentação do ator paraense Wandell Bandelak, responsável também pela apresentação dos 12 episódios relacionados ao Pará.

Houve a exibição de danças típicas do estado pelo grupo Asa Branca e de um dos episódios da série, sobre o Ver-o-Peso, com a presença de uma de suas personagens, Bete Cheirosinha, que há 38 anos vende ervas no mais tradicional ponto turístico de Belém.

O gerente geral de Representação Institucional da Vale, Eugênio Victorasso, disse que o programa lançado ontem reforça a preocupação da Vale em divulgar os costumes e a cultura dos estados onde a empresa atua, sempre em respeito às comunidades locais. "A Vale faz parte do Pará. A empresa está aqui há mais de 30 anos e quer o desenvolvimento do estado", afirmou Victorasso.

Educação e entretenimento

Luciano Medeiros, gerente de projetos da FVRD, destacou que o programa Educação nos Trilhos procura abrir espaço para o entretenimento e a educação ao mesmo tempo, procurando passar à população informações que possam ser transformadas em conhecimento. Participaram também do lançamento João Ferraz, coordenador de mobilização do Canal Futura, e Flavia Lima, representante da Fundação Roberto Marinho.

O projeto Educação nos Trilhos transforma as estações e os vagões do trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás em ambientes "vivos" e totalmente aproveitados pelos usuários e pelas comunidades locais. A primeira fase do projeto foi lançada em 2000, com a "Estação Conhecimento". Existem outras duas ações: O Teletrem e as Ações de Mobilização Comunitária, incluindo o "Dica que Vale", que transmite dicas sobre comportamento, meio ambiente, prevenção de acidentes e situações comuns vividas pelos usuários.

O Recortes do Brasil será exibido neste sábado aos passageiros do trem da Vale. Em cada uma das várias estações localizadas ao longo da ferrovia, mobilizadores do projeto e grupos culturais da região embarcarão no trem para apresentações de folclore regional. Na parada em Marabá haverá a apresentação da peça "As aventuras de Pedro e Xexéu". No trecho final entre Marabá e Parauapebas, o grupo Araruama fará uma exibição. Os 12 episódios sobre o Pará abordarão os seguintes aspectos: Búfalos em Soure, Mercado Ver-o-Peso, Pesca em Santarém, Catadores de Castanha-do-Pará em Marabá, Boi-Bumbá em Algodoal, Museu Goeldi, Carimbó em Soure, Minério em Carajás, Fordlância e Belterra, Círio de Nazaré, Parque Zoobotânico de Carajás e Parque Nacional da Amazônia.

kicker: O projeto transforma os vagões e as estações em ambientes "vivos"