Título: Grupo dinamarquês vai atuar no Brasil
Autor: Laesse Friis
Fonte: Gazeta Mercantil, 11/11/2004, Energia, p. A-7

O grupo petrolífero e de navegação dinamarquês A. P. Moeller-Maersk está reforçando suas atividades internacionais e vai começar a prospectar petróleo em quatro novos países, incluindo o Brasil, anunciou, ontem, a companhia.

"Estamos planejando diversos projetos internacionais de prospecção no futuro próximo", disse Anders Wurtzen, diretor assistente da Maersk Oil & Gas, em entrevista à Reuters. Ele apontou Alemanha, Reino Unido, Brasil e Turcomenistão como os quatro novos países onde pretende atuar.

A Maersk obteve em abril a licença para prospecção no Marrocos. Em 2005, pretende iniciar trabalhos de prospecção no Brasil e de perfuração no Turcomenistão.

A maior parte das suas operações de prospecção se concentra na porção dinamarquesa do Mar do Norte, bem como na Argélia e no Catar. Embora a receita com o petróleo responda por apenas 12% do faturamento de 157 bilhões de coroas, a divisão responde por cerca de 40% dos lucros do grupo.

Nos últimos anos, a Maersk começou a trabalhar em três novos países. A mais recente expansão, no Suriname, foi anunciada no início dessa semana. Em 2003, obteve licença de prospecção para a porção norueguesa do Mar do Norte, com o direito de reter 40% da extração. A outra operadora do projeto, a estatal Norsk Hydro, da Noruega, fica com o restante.

A Maersk também tem operações de teste de exploração de petróleo na Alemanha e começou a reforçar essas atividades, para explorar na prática as áreas do Mar do Norte alemão próximas à fronteira dinamarquesa. "Temos um poço de petróleo sendo perfurado no momento, e um projetado para mais tarde," disse Wurtzen.

Sob os termos da nova licença, a Maersk fica com 40% do petróleo enquanto sua parceira alemã Wintershall fica 41%. Duas empresas alemãs de menor porte, RWE e EWE, dividem os 19% restantes.