Título: Ottomar Pinto é o governador de Roraima
Autor: Wallace Nunes
Fonte: Gazeta Mercantil, 11/11/2004, Poítica, p. A-10

Roraima tem um novo governador a partir de hoje. Ottomar Pinto (PTB), conseguiu na Justiça Eleitoral o direito de assumir o governo no lugar do cassado Flamarion Portela, que há um ano foi afastado do PT.

Após disputa judicial, iniciada após o final do pleito eleitoral de 2002, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu anteontem, em definitivo, cassar o mandato de Portela, considerado culpado por crimes eleitorais de abuso do poder econômico e político.

Na decisão do tribunal também ficou explicitado que quem deveria assumir o cargo de governador era o segundo colocado nas eleições, Ottomar Pinto, que na época chegou a vencer a disputa no primeiro turno.

Advogados de Portela preparam agora um novo recurso para o Supremo Tribunal Federal (STF), afim de tentar reconquistar o mandato do político.

Na ação que tramitou na Justiça por quase dois anos e que culminou com a cassação de Portela, foram anexadas provas materiais de que houve uso da máquina pública em benefício da campanha de reeleição do então governador, que assumiu o cargo em 2000, no lugar de Neudo Campos (PP).

Cassado em agosto, Portela se manteve no cargo porque impetrou vários recursos tentando derrubar a decisão, que foi ratificada na noite de anteontem com a negativa de todos os instrumentos jurídicos apresentados.

Ottmar Pinto foi governador de Roraima de 1991 a 1995 e prefeito de Boa Vista, capital do Estado, de 1996 a 2001.