Título: Euro mais forte frente ao dólar ameaça crescimento
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 11/11/2004, Internacional, p. A-11

A União Européia (UE) afirmou que a valorização recorde do euro em relação ao dólar ameaça sua tentativa de se recuperar do nível mais baixo de crescimento econômico em toda uma década, como o apresentado no ano passado. "É claro que estamos preocupados", afirmou ontem o comissário para Assuntos Monetários da UE, Joaquín Almunia. "É preciso evitar a excessiva oscilação do câmbio".

O euro chegou ontem à cotação recorde de US$ 1,30, depois que o Departamento do Comércio dos Estados Unidos informou que o déficit comercial é o terceiro maior já registrado (ver matéria nesta página).

O avanço do euro onera os países exportadores europeus que lideram a recuperação da região, e ao mesmo tempo breca o efeito inflacionário das elevações dos preços denominados em dólares de commodities como o petróleo.

No início desta semana, o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, disse que a valorização da moeda única em relação ao dólar "não foi bem-vinda" e considerou "brutais" as recentes oscilações do câmbio.

Na semana passada, líderes do bloco europeu, entre eles o presidente francês Jacques Chirac, manifestaram sua preocupação com o avanço do euro. Almunia fez o mesmo.

"Neste momento, encontramo-nos em uma fase de recuperação, mas uma recuperação não muito estável", disse. "É uma recuperação fraca", prejudicada pela relação cambial do euro com o dólar, e pelo aumento dos preços do petróleo, que bateu recordes.

Neste ano, o crescimento das doze nações que aderiram ao euro foi ultrapassado pelo dos Estados Unidos pelo 11º ano, em 12 anos.

No próximo ano, a Europa apresentará mais uma vez a expansão mais lenta do mundo, afirmou a Comissão Européia, braço executivo do bloco, no mês passado, ao reduzir suas previsões de crescimento para 2005. A previsão caiu de 2,3% para 2%.