Título: Bush: Sem Arafat, negociar é possível
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 11/11/2004, Internacional, p. A-12

Diante da iminente morte de Yasser Arafat, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse ontem achar possível a retomada das negociações de paz com uma nova liderança. "Acho que temos uma chance". Bush, que isolou o veterano líder palestino, por considerá-lo um obstáculo à paz, disse que seu governo está preparado para ajudar os palestinos a reforçarem suas instituições, mas não deu detalhes.

"Haverá uma abertura para a paz quando a liderança do povo palestino der um passo à frente e diga: `Ajude-nos a construir uma sociedade democrática e livre¿", afirmou o presidente.

Autoridades norte-americanas e européias disseram que há conversas em andamento sobre a retomada do processo de paz.

Em caso de morte de Arafat, que está internado em Paris desde o último dia 29, os planos são de o velório ser no Cairo e o enterro em Ramallah (Cisjordânia), onde fica a sede da Autoridade Palestina.

Fontes disseram que o governo Bush está discutindo com funcionários europeus sobre a possibilidade de ajudarem a organizar novas eleições que, pela lei palestina, devem acontecer 60 dias depois da morte de Arafat.

O presidente do Parlamento Palestino, Rauhi Fatuh, exercerá o cargo de presidente da Autoridade Palestina durante 60 dias em caso de morte de Arafat, segundo Tayeb Abdelrahim, secretário da presidência.

As funções cerebrais de Arafat são apenas parciais, devido a uma hemorragia, e todos os seus órgãos, com exceção do coração e pulmões, "não funcionam bem", informou ontem o ministro palestino das Relações Exteriores, Nabil Shaath. O ministro insistiu que as condições físicas de Arafat não mudaram, desde terça-feira.

O líder palestino Arafat sofre de insuficiência hepática e renal, disse Shaat.