Título: Brasil exportará 12% menos, diz Usda
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 11/11/2004, Agribusiness, p. B-12

As exportações de café do Brasil deverão cair 12% na safra 2004/05, segundo a previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda). Os cafeicultores brasileiros estão segurando sua produção devido aos baixos preços.

As remessas brasileiras podem cair pelo segundo ano consecutivo para o equivalente a 23,6 milhões de sacas (de 60 quilos) no período de 12 meses encerrado em 30 de junho de 2005, disse em um comunicado o Serviço para a Agricultura Externa do departamento. A quantia é inferior aos 26,9 milhões de sacas que o órgão previu em maio passado e aos 24,9 milhões de sacas exportadas no mesmo período de 2003.

"Contatos comerciais revelam que os produtores de café têm segurado seus estoques e vendido apenas o que necessitam para pagar suas despesas mensais", disse o relatório, preparado por Sérgio Barros, da embaixada dos EUA em São Paulo. "Os agricultores de café dizem que os preços atuais mal cobrem os gastos com a produção".''

Os preços do café em Nova York alcançaram sua maior alta dos últimos quatro anos em setembro passado, após a produção mundial ter despencado na safra 2003/04 e atingido seu menor nível desde 1999. Os preços dispararam 23% este ano.

A valorização do real em relação ao dólar reduziu as vantagens que o preço mais alto do café nos EUA poderia representar para os agricultores brasileiros e diminuiu a competitividade do País no mercado internacional, disse o Usda em seu relatório. O real alcançou seu pico dos últimos nove meses na semana passada. O Brasil vendeu US$ 1,18 bilhão em grãos de café verde no ano encerrado em 30 de junho passado. A Alemanha, os EUA, a Itália e o Japão foram os maiores compradores do produto.