Título: Bahia começa monitorar as estradas.
Autor: Alvaro Figueiredo
Fonte: Gazeta Mercantil, 11/11/2004, Gazeta do Brasil, p. B-13

Lançado pelo Derba, o projeto Salvar Rodovias, responde pelo controle da movimentação de cargas nas estradas. O governo da Bahia, através do Departamento de Infra-Estrutura de Transportes (Derba), iniciou esta semana monitoramento de tráfego nas rodovias estaduais, e vai limitar número e peso máximo dos veículos de maneira a reduzir o índice de acidentes nas principais estradas baianas. Para garantir o controle, o Derba lançou o projeto Salvar Rodovias, com apoio dos postos fixos e volantes da Polícia Rodoviária Estadual, que responde agora pelo controle da movimentação de cargas comerciais. Com prazo indeterminado de duração, o projeto selecionou sete trechos de oito rodovias estaduais, totalizando 587 quilômetros. Em três dos trechos selecionados, o limite de cargas é de 45 toneladas, e de 23 toneladas, nos outros quatro.

"O estado critico da malha rodoviária federal, que obriga o desvio dos veículos com cargas excessivas para estradas estaduais já recuperadas provoca deterioração precoce da nova pavimentação e amplia o número de acidentes rodoviários", afirma o vice-governador e secretário de Infra-Estrutura, Eraldo Tinoco.

"Os policiais militares vão verificar o peso das cargas constantes das notas fiscais, e conferir se o Peso Bruto Total (PBT) está acima do limite fixado. Caso esteja, será feito o transbordo para retirada do excesso", explicou o diretor do Derba, Fernando Mota.

De acordo com a Secretaria da Infra-Estrutura (Seinfra), comprovado o destino do carregamento dentro do trecho, a Policia Rodoviária expedirá Autorização Especial de Trânsito Simplificada (AETS) para que o veículo siga rota. Eraldo Tinoco disse ainda que o Derba procura restaurar e manter as estradas estaduais para que elas tenham boas condições de trafegabilidade, inclusive trocando a pavimentação da maioria. "E não é justo que, após um esforço muito grande do Governo do Estado da Bahia para torná-las em boas condições, essas rodovias voltem a ser arrebentadas por completo, em tão pouco tempo de uso", declarou.

Estudo realizado pelo Derba comprovou intenso desvio de tráfego de carretas oriundas das BRs-324 e 407, no trecho, Alagoinhas Irará Santanápolis da BA-504, até Entroncamento da BR-116, que se destinam às BRs-101 e 110. "Neste primeiro momento, priorizamos as rodovias estaduais restauradas com pavimento do tipo Tratamento Superficial Duplo (TSD), que podem receber carga máxima de 45 toneladas, e aquelas com Tratamento Contra Pó (TCP), cujo limite máximo é de 23 toneladas", explicou Tinoco.

O vice-governador explicou que o controle dos veículos será feito pelos comandos militares, com jurisdição sobre as áreas em monitoramento, e apoio das Residências Administrativas do Derba. Placas indicativas com sinalização especial, vão orientar os motoristas nos trechos sob monitoração. "Se a rodovia estadual não for necessariamente ponto de passagem do veículo com peso excessivo, o motorista será orientado a seguir o melhor roteiro, utilizando as estradas que tenham condições de suportar o peso daquela carga", ressaltou Eraldo Tinoco.

Até o final de 2005, o governo da Bahia vai somar cerca de 1,5 mil quilômetros de rodovias estaduais recuperadas. No total, serão investidos cerca de R$ 210 milhões na reforma de 32 estradas. Segundo o secretário de Infra-Estrutura e vice-governador, Eraldo Tinoco, o número é resultado do esforço empenhado para assegurar a trafegabilidade das rodovias de responsabilidade do Governo do Estado, melhorando o transporte de cargas e passageiros.

O secretário destacou o esforço do governo para alertar a União da importância de recuperar as estradas federais que cruzam o estado, e lembrou a urgência de uma intervenção efetiva na malha federal, com remoção de pavimento antigo, recuperação de drenagem, e outros serviços. Ele citou o trecho da BR-242 entre Itaberaba/Lençóis como o que mais necessita de urgente intervenção. "Há dois anos foi feita uma operação tapa buracos ali. Hoje, há locais na estrada onde só se consegue trafegar com velocidade muito baixa", afirmou. "Tenho visto na televisão um anúncio propagando que o governo federal está recuperando a BR-242. Posso afirmar que ela não está sendo totalmente recuperada", declarou Eraldo Tinoco. "O que está ocorrendo são serviços de tapa buraco em alguns trechos. Isso não vai resolver o problema".

kicker: Veículo com excesso de peso será desviado para rodovias adequadas