Título: Começam as mudanças no gabinete de Bush
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/11/2004, Internacional, p. A-9

Os pedidos de demissão do procurador-geral John Ashcroft e do secretário do Comércio Don Evans, dos Estados Unidos, foram anunciados ontem, os primeiros integrantes do governo do presidente George W. Bush a deixarem os cargos, enquanto o presidente se prepara para iniciar seu segundo mandato.

Os pedidos de exoneração foram anunciados pelo assessor de imprensa da Casa Branca, Scott McClellan, que disse que Bush aceitaria as decisões dos dois secretários.

"O objetivo de assegurar a segurança dos norte-americanas contra o crime e o terror foi realizado", afirmou Ashcroft em uma carta manuscrita de cinco páginas a Bush. "Contudo, acredito que o Departamento de Justiça estaria bem servido por nova liderança e nova inspiração", acrescentou Ashcroft, cujos problemas de saúde no começo deste ano resultaram na remoção de sua vesícula biliar. "Acredito que minhas energias e talentos deveriam ser direcionados para outros horizontes desafiadores", disse.

Tanto Ashcroft como Evans serviram no governo Bush desde o início do governo em 2001.

Evans, amigo íntimo de Bush do Texas, escreveu: "Embora a promessa de seu segundo mandato seja resplandecente, conclui com grande pena que está na hora de eu voltar para casa".

Ashcroft enviou sua carta de demissão à Casa Branca em 2 de novembro, dia da eleição. Evans submeteu sua carta ontem.

McClellan declarou que a Casa Branca agiria o mais rápido possível para substituir os dois.

Ashcroft, de 62 anos, tem agradado a muitos conservadores. Ao mesmo tempo, ele tem sido alvo de críticos de sua condução de alguns aspectos da segurança interna do país, especialmente a detenção de terroristas suspeitos.

Evans, 58 anos, foi muito útil na campanha de 2000 de Bush e o acompanhou a Washington. Evans disse aos assessores que estava pronto para uma mudança. Ele foi citado como possível chefe de gabinete da Casa Branca no segundo mandato de Bush, mas o presidente decidiu manter Andy Card nesse posto.

Um nome sendo mencionado para o cargo de Evans na pasta do comércio é Mercer Reynolds, tesoureiro nacional da campanha de Bush, que arrecadou mais de US$ 260 milhões para conseguir a reeleição do presidente.