Título: GM começa a exportar automóveis pelo porto de São Sebastião (SP)
Autor: Virgínia Silveira
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/11/2004, Transporte & Logística, p. A-12

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou ontem um investimento de R$ 80 milhões para a construção de um novo acesso ao Porto de São Sebastião e também de um segundo pier com o dobro de profundidade atual e capacidade para atracar dois navios simultaneamente. A iniciativa integra o projeto de criação de um segundo corredor de exportação no Estado, interligado pelas rodovias Dom Pedro (Campinas), Carvalho Pinto e Tamoios.

O novo corredor, de acordo com o Secretário Estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, será destinado a cargas de alto valor agregado, das indústrias do Vale do Paraíba e região de Campinas. "O porto de São Sebastião não irá competir com o de Santos e sim complementar as suas operações, permitindo o atendimento de outras cargas em Santos", explicou o governador de São Paulo, durante cerimônia que marcou o embarque recorde de 4.540 veículos da General Motors para o México.

Alckmin também aproveitou a ocasião para inaugurar dois novos pontos de amarração (dolphins), que permitiram a atracação de navios de maior porte, com capacidade para transportar cerca de 5 mil veículos. Antes o Porto recebia embarcações com capacidade para até 2,5 mil veículos. O governo do Estado investiu R$ 2,3 milhões na implantação de melhorias no porto, que também inclui a construção de mais dois pátios (ainda não iniciada) e a recuperação dos atuais, com capacidade para abrigar mais de oito mil veículos (já pronta).

O projeto de ampliação do porto de São Sebastião, com a construção de uma nova ponte de acesso em "L", uma estrutura para receber mais dois berços para atracação de navios, está orçado em R$ 58 milhões. Haverá ainda um aumento do calado, de 8,5 metros para até 16 metros de profundidade. Cerca de R$ 20 milhões serão investidos em equipamentos e o restante no projeto. As obras do novo acesso ao porto, avaliadas em R$ 7 milhões, segundo Alckmin, serão feitas com recursos do tesouro estadual. A maior parte dos investimentos virá da iniciativa privada. Com as novas obras, o porto de São Sebastião, administrado pela Dersa, terá condições de movimentar um volume superior a 3 milhões de toneladas por ano a partir de 2010. Hoje o porto movimenta cerca de 400 mil toneladas de cargas por ano.

O novo acesso ao porto vai contornar o município de Caraguatatuba, pela Serra do Mar, através de túneis. A Rodovia dos Tamoios, que dá acesso aos municípios do litoral norte, será duplicada. "Estamos duplicando o trecho entre Caraguatatuba e São Sebastião e ampliando o trecho de São Sebastião até Piaçaguera-Guarujá, via Bertioga", disse o governador.

A dificuldade de acesso ao porto de São Sebastião ainda é considerada um dos principais gargalos para a sua operação efetiva. As carretas tem que trafegar pela Rodovia dos Tamoios, via usada por turistas com restrições nos finais de semana e feriados prolongados. A Volkswagen tem a intenção de aumentar o fluxo de veículos exportados pelo porto, mas, além das melhorias de acesso, é necessário atrair as companhias marítimas com escalas regulares e volumes de cargas maiores.

"Um das alternativas em estudo na empresa é o embarque conjunto de cargas de várias montadoras com o mesmo destino, para que haja volume que viabilize a operação dos armadores no porto", disse o diretor da VW Transport, Richard Schües. A Volkswagen começou a usar o porto de Sebastião em abril deste ano com embarques mensais médios de dois mil veículos Gol e Parati para a Argentina. Na operação de ontem, a General Motors conseguiu viabilizar o embarque inédito de 4540 veículos dos modelos Astra, Corsa, Meriva e Montana, produzidos nas unidades da empresa em São José dos Campos e São Caetano. Para transportar os veículos até o Porto a GM utilizou 35 caminhões cegonheiros, que fizeram um total de 500 viagens, durante 15 dias. Mais de 250 pessoas participaram do embarque dos veículos no navio, de bandeira norueguesa e com 195 metros de comprimento. O presidente da GM do Brasil, Ray Young, disse que o porto de São Sebastião tem todas as condições para ser uma excelente alternativa para o escoamento da produção destinada à exportação. A GM, segundo o vice-presidente José Carlos Pinheiro Neto, embarca de dois mil a três mil veículos prontos por mês para o México.