Título: Mahmoud Abbas é o sucessor à frente da OLP
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 12/11/2004, Internacional, p. A-8
Mahmoud Abbas, conhecido como Abu Mazen, 69 anos, é o provável sucessor de Arafat. Foi eleito chefe da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) ontem, horas após o falecimento de Arafat em um hospital de Paris. Autoridades dizem que o voto unânime dado pelo executivo da OLP o coloca no caminho certo para obter o voto popular nas eleições presidenciais do governo palestino, após um período de transição de 60 dias.
Em 2003, quando Arafat foi compelido pela pressão internacional a criar um governo palestino, Abbas foi sua primeira escolha para primeiro-ministro. Atualmente, sua baixa popularidade nas ruas e entre os legalistas poderá ser um empecilho para que consiga o apoio de que precisa para manter rédeas firmes nas organizações palestinas.
Depois que Arafat ficou incapacitado, Abbas formou uma parceria extra-oficial de divisão de poder com o primeiro-ministro Ahmed Qureia, a fim de conduzir os assuntos palestinos. Abbas mantinha contatos com os israelenses muito antes disso se tornar aceitável pelos palestinos. Nos bastidores, liderou as negociações secretas na Noruega, que conduziram aos importantes acordos de Oslo em 1993. "Ele é duro", disse o ex-ministro de Gabinete de Israel, Yossi Beilin, que manteve várias reuniões com Abbas. "Não diria que é um moderado. Abbas é pragmático." Abbas participou, abertamente ou à distancia, de várias iniciativas de paz com israelenses moderados, mas sem se comprometer no que considera assuntos-chave; o direito dos refugiados de reclamar suas casas em Israel, a manutenção das fronteiras demarcadas em 1967, o estabelecimento de parte de Jerusalém como capital da Palestina independente.
Abbas nasceu em 1935 em Safad, cidade sagrada judaica, que nessa época possuía uma grande população árabe. Estudou Direito em Damasco e conseguiu um doutorado em História, em Moscou.