Título: Eleição das mulheres mais influentes termina na 2ª
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 12/11/2004, Mídia & Marketing, p. A-14

Comissão pré-selecionou três nomes por categoria e o resultado final será publicado na edição 102 da revista, no início de dezembro. Termina nesta segunda-feira, dia 15, o prazo para a votação nas candidatas ao prêmio "As mulheres mais influentes do Brasil 2004", organizado pela revista Forbes Brasil. Até às 17h de quinta-feira passada, os organizadores contabilizaram 8.672 votos dos internautas, enquanto mais 3 mil encontravam-se em processamento, com os eleitores mantendo os arquivos ainda abertos para concluir a escolha entre as 78 candidatas, distribuídas em 26 categorias. Os números iniciais causaram surpresa. "Esperávamos 5 mil votos nos 15 dias de eleição eletrônica, tendo por base o histórico de outras iniciativas do gênero. Mas o volume já registrado de votos indica que teremos o dobro de eleitores em relação ao número previsto", afirmou Mônica Oliveira, diretora de Marketing da revista e coordenadora do prêmio.

Entre as candidatas estão as mulheres consideradas mais empreendedoras, antenadas, formadoras de opinião e sobretudo transformadoras, segundo os organizadores. "Com suas idéias e iniciativas, conseguem gerar mais qualidade, eficácia e sucesso onde atuam. Também estão dando um novo perfil às suas profissões e ao desempenho de organizações não governamentais (ONGs). Fazem grupos comunitários, órgãos públicos e até a política funcionar melhor, com resultados efetivos. São decisivas para o nosso dia-a-dia", frisa a coordenadora.

Esta seleção de brasileiras que fazem a diferença está sendo feita pelos leitores da revista Forbes Brasil desde 1 de novembro, por meio do site www.forbesonline.com.br. A votação está aberta inclusive aos leitores que não são assinantes. Após entrar no site, o votante encontra um banner alusivo ao prêmio. Basta clicar ali para ter acesso a um minicadastro, que deverá ser preenchido com os dados pessoais. No mesmo local, o votante registra o número de CPF, que valerá como espécie de título de eleitor para evitar a repetição de votos. Na seqüência, aparece a relação completa de candidatas com seus currículos resumidos. O eleitor vota em só um nome por categoria. Mas não precisa necessariamente votar em todas as categorias.

A apuração eletrônica dos votos está a cargo da empresa ECMetrics, consultoria especializada em pesquisas de mercado com sede em Miami e base brasileira em São Paulo. "O resultado da eleição será publicado na edição n 102 da Forbes Brasil, que circulará no começo de dezembro. E também estamos preparando uma festa para 300 convidados, em que ocorrerá a entrega dos prêmios às vencedoras", disse a coordenadora.

Este é o primeiro prêmio da Forbes Brasil especifico às mulheres. O projeto foi lançado em março, durante a comemoração do Dia Internacional da Mulher e, a partir daí, desencadeou uma série de atividades, como a definição das categorias e a pré-seleção de quase 300 mulheres influentes.

Em outubro, um grupo de formadores de opinião reuniu-se no WTC Club, na capital paulista, para selecionar as três candidatas finais de cada categoria. Integraram o grupo selecionador Elisabete Pereira (secretária especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República), Cláudia Costin (secretária de Cultura do Estado de São Paulo), Maria Fernanda Teixeira (vice-presidente da EDS e presidente do Grupo das Executivas), Maria Aparecida Fonseca (vice-presidente de Recursos Humanos do Grupo Pão de Açúcar), Márcia Woods (diretora da Idis), Débora Vaz (educadora), Joça Guanaes (vice-presidente da JW Thompson) e jornalistas da revista, da Gazeta Mercantil e do Jornal do Brasil. As indicadas que integraram o grupo selecionador deixaram a sala quando seus nomes foram à pré-escolha e, obviamente, abstiveram-se da votação.

"A composição das categorias acabou se tornando bastante eclética", para Mônica Oliveira. E o melhor de tudo, segundo ela, acabou acontecendo logo depois a seleção: "Houve casos de finalistas que ligaram emocionadas e enviaram e-mails de agradecimento, porque se tratava da primeira vez que recebiam esse tipo de homenagem. Ficou claro que estar entre as três candidatas de cada categoria já significa ser uma mulher vencedora.