Título: Venda do Credicard gerará retorno extra
Autor: Adriana Cotias
Fonte: Gazeta Mercantil, 12/11/2004, Finanças & Mercados, p. B-1

Com a venda da participação no Banco Credicard e na Orbitall para o Citigroup e o Itaú, o Unibanco espera obter um retorno adicional de 1,5 ponto percentual sobre o patrimônio a partir de 2005. O banco fechou os nove primeiros meses do ano com rentabilidade equivalente a 16,4%.

A transação, após concretizada, vai gerar um lucro não operacional de cerca de R$ 1,4 bilhão, que será usado para abater, principalmente, o ágio da compra do Banco Bandeirante, de R$ 900 milhões. "Em qualquer aquisição se pressupõe que os fluxos gerados sejam suficientes para pagar o negócio no tempo, mas como o Bandeirante foi totalmente absorvido é difícil identificar o resultado dentro da companhia", diz o vice-presidente Corporativo, Geraldo Travaglia Filho. Segundo prevê, é o contrário do que ocorrerá com a administradora de cartões HiperCard, adquirida em março, que prosseguirá como marca independente e se pagará sozinha, de forma identificável, ao longo do tempo.

"Esta foi a aquisição mais estratégica que o Unibanco fez neste ano e praticamente anula o efeito que teremos com a venda do Credicard." Entre o segundo e o terceiro trimestres, a carteira da HiperCard cresceu 6,9%, a R$ 894 milhões. O resultado líquido aumentou 80%, a R$ 36 milhões, com rentabilidade de 87,9%.

Travaglia conta que o banco ainda estuda se vale trazer a bandeira (a administradora opera como "acquirer", emissora e processadora) para São Paulo. "Há uma base dentro do Unibanco que é potencial para compra do HiperCard, mas há como se expandir a operação no próprio Nordeste e dobrar a carteira em dois, três anos." A operação conta com 2,6 milhões de cartões e faturou R$ 1,08 bilhão no terceiro trimestre.

As unidades HiperCard são aceitas não só na rede de supermercados Bompreço, onde o cartão se originou, mas também em 66 mil lojistas afiliados. É a esta base de varejistas que o banco pretende chegar. Travaglia diz que a sobreposição com a carteira pessoa jurídica do Unibanco é de 20%.

A melhora na rentabilidade que deve ser obtida com a venda do Credicard, de acordo com o executivo, não faz parte da meta já traçada pelo presidente do Unibanco, Pedro Moreira Salles, de se chegar a um retorno sobre o capital de 20% até 2006. "Vamos ter que conseguir mais 1,5 ponto."

Para se chegar ao incremento esperado resultante da venda dos ativos Credicard, o Unibanco considera a aplicação do dinheiro que irá receber, de cerca de R$ 1,6 bilhão, a uma taxa média de 16,6% no CDI, o que geraria um caixa de R$ 284 milhões. Exclui a despesa de R$ 95 milhões que teria com a amortização de ágio e retira o resultado de equivalência estimado no Credicard, igual a R$ 112 milhões. Após os efeitos fiscais, há um ganho de R$ 140 milhões.