Título: Vendas de imagem e som crescem 50% até junho
Autor: Rita Karam
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/08/2004, Indústria & Serviços, p. A-17
As vendas de televisores da indústria brasileira no mercado local devem superar a casa dos 6 milhões de unidades este ano. O melhor resultado dos últimos seis anos para o produto havia sido de 5,3 milhões de unidades em 1998, segundo informou o presidente da Eletros - Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, Paulo Saab. As versões de 14 e 20 polegadas continuam com o grosso da demanda, cerca de 85% do total, mas as TVs de 29 polegadas também apresentam bom desempenho de vendas, informou Saab.
De acordo com dados da Eletros, os aparelhos das linhas de imagem e som foram o destaque do setor no primeiro semestre deste ano, com crescimento de 50,31% nas vendas em comparação com igual intervalo de 2003 - bem acima da média de crescimento do semestre, de 34%. Os produtos da linha branca venderam 25,27% mais e os eletroportáteis tiveram aumento de 25,58% sobre 2003, segundo a Eletros.
No mês de junho, as vendas ficaram 31,29% acima da realizada em junho do ano passado. Em imagem e som o aumento foi de 45,7%, no caso dos portáteis houve alta de 22% e os eletrodomésticos da linha branca venderam 22,75% mais. Com esses números, a expectativa de Saab é de que o setor poderá recuperar neste ano as perdas que acumula desde 2001, aproximadamente 10%.
Custo maior em Manaus
Segundo Saab, as fábricas instaladas na Zona Franca de Manaus já começam a fazer os ajustes necessários para compensar o fim da isenção e do direito de crédito de 9,25% nas vendas de matérias-primas e componentes brasileiros para o Pólo Industrial de Manaus. O presidente da Eletros informou que o custo da mudança nas regras que vigoravam há dois anos chega a até 11%. "A média é de 7%", afirmou. Saab calcula em outros 10% as perdas acumuladas pelo setor em geral com os aumentos nos custos de produção e venda.