Título: China libera US$ 2 bi para o Corredor de Exportação Norte
Autor: Franci Monteles
Fonte: Gazeta Mercantil, 16/11/2004, Nacional, p. A-6

As intervenções seriam feitas no porto do Itaqui e Ferrovia Norte-Sul. A China está disponibilizando cerca de US$ 2 bilhões para financiar obras de infra-estrutura no Corredor de Exportação Norte. As intervenções seriam feitas no porto do Itaqui, localizado em São Luís, e na Ferrovia Norte-Sul, que se estende do Maranhão a Goiás. Em troca do financiamento, os chineses querem soja. Esta forma de pagamento marcou a pauta da reunião, realizada ontem, entre os investidores chineses com o governo do Maranhão, por ocasião de uma visita de representantes da China International Trust & Ivestment Corporation (Citic) ao porto maranhense.

"Ainda vamos buscar mecanismos para chegar a esta definição", disse o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Fernando Fialho, referindo-se à solicitação dos chineses. No Maranhão, especificamente, os investimentos chineses estariam focados no porto do Itaqui, já que o trecho da ferrovia Norte-Sul no estado está concluído, ao Sul. A ferrovia avança no Centro-Oeste.

Considerado um dos melhores portos do Brasil para o escoamento de soja e de minério, dois produtos de grande interesse dos chineses, o Itaqui é geograficamente e economicamente estratégico. Permite a atracação de navios com grande calado (19 metros) e está próximo dos mercados europeu, norte-americano e asiático. "É uma questão estratégica em termos de logística que define o porto do Maranhão como um dos melhores do país", disse o vice-presidente da BrasilInvest, Sanderley Siusa, que acompanhou a missão chinesa na visita ao Maranhão.

Em uma apresentação marcada por muitas indagações, os chineses assistiram atento a explanações sobre o potencial econômico do Maranhão, apresentadas pelo secretário da Indústria e Comércio do Maranhão, Danilo Furtado, pelo presidente da Emap e representantes da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Depois das palestras a comitiva conheceu as instalações do Itaqui e da CVRD. Outra rodada de reuniões ocorreu com o governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, no Palácio dos Leões.

Para o secretário Danilo Furtado, os investidores chineses ficaram extremamente impressionados com o potencial de logística e de crescimento da produção de grãos do corredor norte. Os chineses, conforme destacou entusiasmado Fernando Fialho, demonstraram interesse ainda em investir no Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), uma ampla estrutura de armazenamento de grãos, em especial soja, a ser instalada na área do Itaqui. O Tegram visa atender à demanda de escoamento da soja do Corredor de Exportação Norte (Centro-Oeste e Meio Norte do Brasil) e é visto como uma das alternativas viáveis de Parceria Público- Privada (PPP).

A implantação do terminal está avaliada em R$ 70 milhões apenas em sua primeira etapa. O custo total da obra é R$ 210 milhões, com capacidade para armazenar até 390 mil toneladas, permitindo atender a uma produção anual estimada em 15 milhões de toneladas do corredor. Além do terminal de grãos, a Emap busca recursos para investimentos ainda na ampliação do porto. A intenção é construir dois novos berços, recuperar alguns já existentes, realizar a ampliação da área retroportuária e outras intervenções. De acordo com o projeto de ampliação, também vão ser construídos um berço exclusivo para movimentação de cargas do pólo siderúrgico e ainda um terminal novo para combustíveis.

O complexo portuário de São Luís ¿ integrado pelos portos privados de Ponta da Madeira e da Alumar e o Itaqui, estadualizado ¿ encerrou o primeiro semestre do ano com crescimento de 5,71% em relação a igual período do ano passado. De janeiro a junho, foram movimentadas 35,12 milhões de toneladas de carga. No primeiro semestre do ano passado, o complexo movimentou 33,22 milhões de toneladas. Os dados são da Emap, responsável pela administração do porto do Itaqui, que contribuiu com movimento de 7,05 milhões de toneladas de cargas, alcançando incremento de 3,12% no primeiro semestre.