Título: Eletrobrás faz acordo com chineses
Autor: Mariana Mazza e Simone Cavalcanti
Fonte: Gazeta Mercantil, 16/11/2004, Energia, p. A-8

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, aproveitou o seminário Brasil-China para anunciar durante o seminário Brasíl-China que a estatal Eletrobrás firmou acordos com investidores chineses para desenvolvimento de tecnologia e avanço na geração hidráulica e térmica no Brasil, incluindo a construção da fase C da térmica à carvão Candiota II e a revitalização do parque térmico de Manaus (AM). A ministra destacou a importância do aporte financeiro em Manaus, pois a região da Amazônia Legal, composta pelos estados da região Norte mais o Maranhão, é o maior consumidor de diesel elétrico do Brasil, com 97% do total comercializado no País.

A ministra lembrou que no setor energético o valor das exportações para a China cresceu 80% no último ano, contabilizando US$ 4,5 bilhões na balança comercial.

Dentre os futuros empreendimentos que poderão ter aporte de investidores chineses, a ministra destacou a usina de Belo Monte, cujo conjunto está sendo reformulado e a construção do gasoduto sudeste-nordeste (Gasene).

Dilma lembrou que os investimentos chineses podem chegar ao Brasil a partir do próximo ano com a realização de leilões para a construção de usinas e de linhas de transmissão. Segundo a ministra, os chineses têm se mostrado interessados em participar desses leilões, ambos marcados para março do próximo ano.