Título: Hartung ensaia retorno ao PMDB
Autor: Nilo De Mingo
Fonte: Gazeta Mercantil, 16/11/2004, Política, p. A-8

Cúpula nacional do partido dá como certa a filiação do capixaba. Sem saber se continua sendo governo ou parte para a oposição de olho nas eleições em 2006, o PMDB está bem perto de conquistar mais um importante nome em seus quadros: o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, atualmente sem partido, amigo e aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governador já sinalizou positivamente, mas não marcou a data da assinatura da ficha de filiação ao PMDB. Novas conversas estão agendadas para os próximos dias desta semana.

Caso se confirme a ida de Hartung, o PMDB passará a governar seis estados, já que são do partido os governadores do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O PMDB também ocupa dois ministérios do presidente Lula, Comunicações (Eunício Oliveira) e Previdência Social (Amir Lando). Esta seria a sexta mudança de partido do governador capixaba.

Clandestinidade

Hartung começou sua militância partidária no final da década de 70, ainda estudante de Economia, no PCB, ainda na clandestinidade. Depois foi para o PMDB, quando se elegeu deputado estadual em 1982. Dali foi para o PSDB. Em 1998 foi eleito senador. Já no Senado foi para o PPS, de onde saiu para se filiar ao PSB e disputar o Governo do Estado em 2002. Agora ensaia o seu retorno ao PMDB.

O governador, que se recupera de uma cirurgia para a retirada da vesícula no último final de semana, confirmou que recebeu o convite da direção nacional do PMDB, através do líder do partido no Senado Renan Calheiros (AL), do presidente da legenda Michel Temer (SP) e também do presidente do Senado José Sarney (AP).

Os partidos da sigla marcaram para dezembro a decisão sobre deixar ou não a base do governo do presidente Lula. Atualmente, o partido está dividido em três facções: os que defendem independência, os que querem a saída do governo, e a ala dos defendem a permanência no governo Lula.

Crise do partido

Mas se para a cúpula do partido em Brasília está tudo certo o mesmo não se pode dizer das lideranças do PMDB no Espírito Santo. "Eu desconheço esse convite e essa informação", disse o presidente regional do PMDB no estado, deputado estadual Marcelino Fraga, que poderá perder o cargo com a filiação de Hartung, que passaria, também, a comandar a legenda no Espírito Santo.

Fraga defende que as conversas em torno da filiação de Paulo Hartung devem acontecer no âmbito estadual. A data da filiação ainda não foi acertada, mas existe a expectativa de que isso ocorra no decorrer desta semana, quando o governador do Espirito Santo deverá estar em Brasília, atendendo a um convite do presidente Luis Inácio Lula da Silva.