Título: Irã fecha acordo com UE
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 16/11/2004, Internacional, p. A-13

O Irã enfatizou ontem que a decisão de suspender seu trabalho nuclear foi voluntária e voltada para amenizar as preocupações de que estaria secretamente construindo armas atômicas. A suspensão será breve, acrescentou. O Irã disse ao órgão regulador de energia nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) no domingo que iria suspender o enriquecimento de urânio como parte de um acordo com a União Européia para evitar sanções do Conselho de Segurança da ONU.

O país, que nega as acusações norte-americanas de que seu programa de energia nuclear teria o propósito de construir armas, disse que a suspensão ficará em vigência enquanto Irã e UE discutem uma solução de longo prazo. A UE quer que o Irã desista de suas atividades nucleares, como o enriquecimento de urânio. Em troca, a UE ofereceria vários incentivos, incluindo ajuda com um programa nuclear civil e um possível acordo comercial.

O acordo entre Irã e UE determina que os inspetores da agência internacional de energia verifiquem no Irã a suspensão do programa de enriquecimento de urânio, um dos materiais mais importantes para a fabricação de armas nucleares. O acordo entre Irã está no relatório sobre o programa nuclear iraniano elaborado pelo diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed El Baradei.