Título: Duarte faz hoje rápida visita de negócios ao País
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/08/2004, Nacional, p. A-6

O presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, visita hoje o Brasil com uma delegação formada por cinco membros de seu governo para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A visita de Duarte, programada durante a última cúpula do Mercosul, em Puerto Iguazú (Argentina), chegou a ser duvidosa em razão da falta de definição sobre temas pendentes da agenda bilateral, segundo porta-vozes da diplomacia paraguaia. "O Paraguai vai pedir facilidades comerciais, acesso aos mercados e a suspensão do imposto de 9,25 % aplicado pela Secretaria da Receita Federal às importações", disseram os porta-vozes paraguaios.

Duarte, que viajará no começo da manhã e voltará ao final do dia, será acompanhado da ministra das Relações Exteriores, Leila Rachid, e dos ministros de Obras Públicas, Alberto Alderete; da Fazenda, Dionisio Borda; da Indústria e Comércio, Ernst Bergen, e da Agricultura e Gado, Antonio Ibáñez.

Rachid adiantou ontem sua viagem junto ao assessor do Ministério da Fazenda, Fernando Massi, e o diretor paraguaio da represa binacional de Itaipu, Víctor Bernal. A aplicação do imposto aos importadores brasileiros a partir deste ano tem gerado protestos dos exportadores paraguaios de soja. O Paraguai exporta através do Brasil a maior parte das cargas de grão.

Ambos os países têm pendentes a definição de um projeto para construir uma segunda ponte sobre o rio Paraná, ajustes da dívida da represa de Itaipu e um empréstimo brasileiro para obras rodoviárias no valor de US$ 270 milhões.