Título: Suspenso o lote causador de reação alérgica
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/08/2004, Nacional, p. A-6
O Ministério da Saúde suspendeu a utilização do lote da vacina contra sarampo, rubéola e caxumba - tríplice viral - que pode ter causado reações adversas em 120 crianças. Cerca de 5,7 milhões de doses adquiridas do laboratório italiano Chiron serão substituídas.
Em oito estados, 115 crianças apresentaram urticária e manchas na pele e cinco tiveram choque anafilático durante o primeiro dia de vacinação, no último sábado. Segundo relatório da Secretaria de Vigilância em Saúde, as crianças que tiveram reações à vacina foram atendidas e já estão bem. Os casos de choque anafilático ocorreram em Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.
O médico membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, Reinaldo Martins, explicou que o choque anafilático é uma reação alérgica que ocorre nas primeiras duas horas depois da aplicação de vacinas, medicamentos ou picadas de insetos.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, disse que as reações alérgicas ocorridas foram leves e não deixarão nenhum tipo de seqüela nem prejuízo à saúde das crianças. Ele orientou que os pais que perceberem qualquer reação anormal em seus filhos após a vacina devem voltar imediatamente ao posto de saúde e comunicar o fato.
Como a vacina já está sendo substituída, Barbosa reforçou que os pais devem continuar levando seus filhos para vacinar. "O grande benefício da vacina é evitar que a criança venha a adoecer no futuro. Não há nenhum motivo para o pai ou mãe se sentir intranqüilo e não levar o filho para vacinar até o próximo dia três de setembro", esclareceu.