Título: Na TV, Marta promete investir pesado na Saúde
Autor: Wallace Nunes
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/08/2004, Política, p. A-10
São Paulo, 26 de Agosto de 2004 - Disposta a dar mais um passo rumo à reeleição, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), prometeu investir pesado na área da saúdo município, setor considerado frágil e muito criticado por seus adversários.
Ontem, ao lado do atual secretário municipal da saúde, Gonzalo Vecina - médico que ajudou na criação do remédio genérico na gestão do ministro da Saúde José Serra- a prefeita petista prometeu , durante o horário de propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV a criação de 40 Clínicas de Especialização Unificadas para a saúde (CEUs- saúde).
Segundo ela, as clínicas, que estarão sob coordenação do serviço médico da família, vão oferecer ao cidadão paulistano uma série consultas, em tempo real, de clinica geral, ortopedia, traumatologia entre outros atendimentos. O CEUs-saúde contará também, segundo ela, com um moderno centro de reabilitação e fisioterapia. O secretário municipal da Sáude, Gonzalo Vecina, disse que as clínicas terão capacidade para atender mais de 350 mil por mês. "Será uma verdadeira revolução para área da saúde, mas preciso contar como seu voto para que seja implantando o sistema, disse a prefeita reafirmando que não criará fantasias para a população. "Os CEUs-saúde vai desafogar os hospitais municipais."
Durante o programa o ministro da Saúde, Humberto Costa, aprovou a iniciativa e afirmou que as verbas para a criação das policlínicas estarão disponíveis no início de 2005.
A prefeita reconheceu ontem no horário político eleitoral que no atual governo não vem dando importância à área da saúde como deveria. Marta deixou o tema educação de lado e voltou insistir nos transportes, ao afirmar que lutou e venceu a máfia dos transportes. "Quando comecei, eles me ameaçavam por telefone, mas não podia recuar. Eles não podiam ser mais fortes que a Prefeitura", afirmou.
A prefeita elogiou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Nunca tive problemas em negociar com ele. Ele já me ajudou na construção da Linha 4 do Metrô -Luz - Vila Sônia, região Oeste da cidade- e vai continuar me ajudando." Marta quer interligar o Bilhete Único com o metrô. Ela ainda falou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como grande parceiro da prefeitura. "Ele vai continuar ajudando São Paulo. Vamos renovar toda a frota de ônibus da cidade."
Ao afirmar mais uma vez que não vai descansar enquanto não fizer pela saúde o que fez pelos transportes". "Os CEUs-saúde serão uma revolução para a área da saúde municipal."
O setor da saúde é o carro-chefe da campanha do PSDB José Serra, ex-ministro da Saúde no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). O candidato tucano vem criticando no horário eleitoral a administração da prefeita petista por estar aumentado os gastos ao criar os Centros de Educação Unificados (CEUs) e deixando outros setoresde lado. "Os hospitais estão sucateados, mal equipados e sem médicos suficientes", criticou.