Título: Economistas que ganharam Prêmio Nobel apóiam Kerry
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/08/2004, Internaciomal, p. A-12

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, John Kerry, conseguiu ontem o apoio de dez economistas ganhadores do Prêmio Nobel a seus ataques ao presidente George W. Bush, que acusa de ter criado apenas empregos de baixa remuneração. Kerry divulgou uma carta assinada pelos economistas dizendo que a administração Bush "embarcou num rumo impulsivo e radical, que põe em risco a saúde econômica da nação no longo prazo".

Os economistas citaram cortes de impostos "mal planejados" que, em vez de criar empregos, transformaram superávits em enormes déficits orçamentários, "uma irresponsabilidade fiscal que ameaça a segurança e prosperidade do país".

O endosso, feito em forma de carta aberta aos eleitores norte-americanos, foi assinado por George Akerlof e Daniel McFadden, da Universidade da Califórnia em Berkeley; Kenneth Arrow e William Sharpe, da Universidade de Stanford; Daniel Kahneman, da Universidade Princeton; Lawrence Klein, da Universidade da Pensilvânia; Douglass North, da Universidade de Washington; Paul Samuelson e Robert Solow, do Massachusetts Institute of Technology (MIT); e Joseph Stiglitz, da Universidade Columbia.

Em declarações elaboradas para um discurso na Filadélfia, Kerry pediu ""empregos que não apenas permitam sua sobrevivência, mas que façam você avançar. Empregos que lhe permitam pagar suas contas, mandar os filhos para a faculdade, comprar uma casa, economizar um pouco para a aposentadoria e sair para jantar ou ir ao cinema de vez em quando".

Também ontem, o MoveOn.org, com a ajuda de atores como Matt Damon e Kevin Bacon, iniciou uma campanha contra Bush. Nos últimos dias os dois candidatos têm pedido o fim de propaganda que os prejudica. O MoveOn.org é um grupo de tendência progressista que, com seu amplo espectro, uma poderosa capacidade de organização através da internet e a criatividade de suas campanhas, conseguiu unir um forte grupo de famosos contra Bush.

A organização, com sede na baía de São Francisco, espera que os vídeos, de 30 segundos de duração, impulsionem dez semanas de ativismo, tempo que falta para as eleições presidenciais de 2 de novembro. Paralelamente, o grupo também organizou a campanha "Vote pela mudança", da qual, entre outros, participam o cantor Bruce Springsteen, o grupo REM e o cantor James Taylor.

Rumsfeld

Kerry renovou ontem seu pedido para que o secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, renuncie. Incitou também Bush a criar uma investigação independente em busca de reformas, depois que um relatório, terça-feira, criticou todas as patentes militares do país pelos abusos na prisão iraquiana de Abu Ghraib. "Não é apenas o militar de baixa patente que deve ser responsabilizado", disse Kerry.