Título: Relatora vê quebra de decoro
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/11/2004, Política, p. A8

O destino do deputado André Luiz (PMDB-RJ) está praticamente selado. Após audiência com o perito Ricardo Molina, a relatora da Comissão de Sindicância da Câmara, Iriny Lopes (PT-ES), afirmou que não tem mais dúvidas de que o parlamentar fluminense quebrou o decoro parlamentar, ao pedir R$ 4 milhões para o advogado do bicheiro Carlinhos Cachoeira. O relatório de Iriny será votado na Comissão na próxima quarta-feira. "Todos os indícios mostram que houve quebra de decoro. Para mim, está claro. O relatório vai sugerir a abertura de processo contra o deputado no Conselho de Ética da Câmara", disse.

O perito Ricardo Molina confirmou ontem, durante audiência, que a voz na fita encaminhada pela revista Veja é de fato do deputado André Luiz. Segundo Molina, em alguns momentos, uma televisão ligada ao fundo atrapalhou os trabalhos, mas, em outros trechos da fita, a voz do deputado, que foi suspenso pelo PMDB, surge com clareza, facilitando a análise. "O deputado tem traços de voz característicos que o diferencia dos demais, além de algumas peculiaridades, como confundir algumas palavras e trocar letras", completou o perito.

O advogado de André Luiz, Michel Saliba, ainda não se deu por vencido. Afirmou que só após ter em mãos a gravação e a perícia feita por Molina, definirá a estratégia da defesa. Protestou que jamais foi intimado a prestar quaisquer esclarecimentos à Comissão.