Título: Noruega é o país mais caro da Europa e Lituânia, o mais barato
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/11/2004, Internacional, p. A8

Noruega é o país mais caro da Europa e a Lituânia, o mais barato, segundo uma pesquisa em 18 nações e cobrindo 48 produtos, feita pela Pricerunner AB, sediada em Estocolmo e subsidiária da empresa de publicidade online ValueClick Inc.. Os preços na Noruega estão 21% acima da média de preços européia. Entre os produtos estão o Big Mac da McDonald¿s Corp. e um exemplar em livro do bestseller "O Código Da Vinci", de Dan Brown. A Lituânia e a Estônia estão, respectivamente, 26% e 19% abaixo da média européia.

As diferenças de preços na Europa refletem as variações dos impostos, a concorrência dentro de cada país, as variações cambiais e os níveis de renda.

Enquanto a Noruega, sustentada pela receita com petróleo, é o país com a segunda maior renda per capita da Europa, atrás apenas de Luxemburgo, a Lituânia é o segundo mais pobre entre os 10 países que entraram para a União Européia (UE) em maio passado, segundo a Bloomberg News.

"Prevemos que as diferenças de preços diminuirão no longo prazo, à medida que as pessoas usarem cada vez mais a Internet para comprar produtos mais caros", disse Patric Blixt, diretor de marketing da Pricerunner. "O euro também está impulsionando esse processo, ao facilitar a comparação de preços em diferentes países."

Os preços na Alemanha, a maior economia da Europa, estão 7% abaixo da média européia. Os preços do Reino Unido estão 1% acima da média. Lá, um ingresso de cinema para ver o filme Bourne Supremacy, com Matt Damon, em uma noite de sábado, custa ¿ 14,30, ante os ¿3,86 cobrados na Lituânia, segundo a pesquisa. Em Nova York, custa cerca de ¿ 8.

Um Big Mac em Oslo, capital da Noruega, custa ¿ 8,58 (US$ 11,12), quase o quádruplo que o mesmo lanche em Tallin, a capital da Estônia, mostrou a pesquisa. Em Nova York, o Big Mac sai por ¿ 4,3. Uma caixa de 500 gramas de espaguete custa ¿ 1,63 na Noruega, contra ¿ 0,62 na Lituânia.

A Dinamarca, onde os preços são, em média, 17% mais altos, é o país mais caro da UE, seguida pela vizinha Suécia e pela Finlândia, país de origem da Nokia Oyj, a maior fabricante mundial de telefones celulares. O nível dos preços nos quatro países nórdicos é, em média, 16 % superior à média européia, disse a Pricerunner. Em comparação, os preços na Grécia, em Portugal e na Espanha estão 5 % abaixo da média européia.

Uma garrafa de 700 ml da Vodka Absolut custa ¿ 31,12 em Oslo, ante os ¿ 10,53 em Atenas. Uma TV Panasonic com tela de plasma de 42 polegadas da Matsushita Electric Industrial Co., custa ¿ 3.197 na Grécia, contra ¿ 5.499 na Irlanda, onde os preços são 4% superiores à média.

A Pricerunner realizou a pesquisa de preços entre os dias 11 e 25 de outubro passados. A empresa utilizou taxas de câmbio do Banco Central Europeu do dia 27 de outubro. Depois da Finlândia, o quarto país mais caro da lista, vem a Suíça, com preços 14% superiores à média européia, Irlanda, França (3%) e Reino Unido (1%). A partir daí, os países têm preços inferiores à média.

kicker: Um Big Mac em Oslo custa ¿ 8,58, quase o quádruplo do preço na Estônia