Título: Gazeta Mercantil é líder isolada em seu segmento
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/11/2004, Mídia & Marketing, p. A18

Pesquisa confirma jornal entre os mais prestigiosos do País. A Gazeta Mercantil se mantém isolada como mais prestigioso jornal especializado em economia e negócios do País. Mesmo na disputa com todos os demais títulos diários, incluindo os líderes em circulação, por serem de cobertura generalista, a Gazeta se coloca entre os primeiros: é o quarto colocado. A avaliação foi divulgada ontem pelo portal Meio & Mensagem, do jornal do mesmo nome, que contratou a pesquisa à Troiano Consultoria de Marca. No ranking, entre todos os veículos da mídia brasileira, entre elas as populares emissoras de TV, revistas e até sites, a Gazeta Mercantil figura na sétima posição. A Rede Globo de Televisão ficou em primeiro lugar na classificação geral.

O ranking publicado ontem lista os 30 veículos de comunicação com marcas de maior prestígio do País e a Gazeta Mercantil é o único jornal especializado em economia e negócios citado. A pesquisa foi feita exclusivamente com assinantes do Meio & Mensagem, publicação lida principalmente por executivos, profissionais do mercado publicitário e outros segmentos da comunicação e formadores de opinião.

Esta é a quinta edição da pesquisa, feita anualmente pelo Meio & Mensagem. Desta vez, foram tabulados 700 questionários respondidos por assinantes do jornal, que é o mais importante do mercado brasileiro no segmento de mídia e marketing. "Temos percebido uma estabilidade nos resultados nestes cinco anos de pesquisa, o que atesta a realidade expressada pelo ranking", avalia o diretor de marketing do Meio & Mensagem, Marcelo Salles Gomes.

Gomes explica que os veículos a serem avaliados são pré-selecionados em listas dentro de suas categorias, sempre por volume de leitores ou audiência. No caso dos jornais, foram tomados os 20 de maior circulação conforme dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC). Entre as emissoras de televisão, foi pré-definida uma lista de 30 emissoras de maior audiência, pelo Ibope. Em cada categoria são elencados nove atributos para definir o prestígio do meio. Para os jornais, a "credibilidade" tem maior peso.

No ano passado, a Gazeta Mercantil também apareceu em primeiro lugar entre os jornais de economia e negócios, e em 4 no ranking dos diários. Mas este ano o jornal cresceu no índice que define as posições, o IPM (índice de prestígio de marca), que subiu de 46 para 47 pontos. A novidade na pesquisa atual foi o retorno da Rede Globo ao topo do ranking geral, já que no ano passado o primeiro lugar ficou com o jornal O Estado de S. Paulo. Nos cinco anos em que a pesquisa é realizada, a empresa da família Marinho ficou em primeiro lugar quatro vezes, incluindo a atual edição.

O ranking é elaborado com recursos estatísticos para evitar tendências regionais ou de proximidade do eleitor com determinado veículo. Na lista geral, a Globo aparece com 70 pontos, com pequena vantagem sobre O Estado de S. Paulo e a Folha de S. Paulo, ambos com 68.

A revista Veja (Editora Abril) tem 58 pontos, em quarto, O Globo, 50 pontos, em quinto, a revista Exame, 49 pontos, e a Gazeta, com 47, em sétimo (Veja na tabela a lista dos 30 primeiros colocados na pesquisa veículos mais admirados).

O jornal Meio & Mensagem informou ontem que dará mais detalhes sobre a pesquisa em sua próxima edição, neste fim de semana.