Título: Mais estoque nas cooperativas
Autor: Alexandre Inacio
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/11/2004, Agribusiness, p. B12

Os estoques de café nas mãos das cooperativas brasileiras aumentaram 12,5% até outubro, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Conselho Nacional do Café (CNC), no mês passado foram totalizadas 7.888.768 sacas de café armazenadas nas cooperativas. As cooperativas de café mantém aproximadamente um terço dos estoques privados do Brasil.

Apenas no mês de outubro, as cooperativas receberam 1,25 milhão de sacas, volume 103,1% superior a outubro de 2003. Os estoques de café subiram 3,3% ante 7.63 milhões de sacas em setembro, enquanto a última safra de café continua chegando nos depósitos.

O recebimento acumulado da safra 2004/05 é de 9,84 milhões de sacas, volume 57,7% superior ao mesmo período da safra anterior, quando foram recebidas 6,23 milhões de sacas.

"O grande volume já era esperado para esta época do ano, quando os produtores estão no pico da colheita. Agora deverá haver uma diminuição do recebimento", afirma Oswaldo Henrique Paiva Ribeiro, do CNC.

No mês passado, as cooperativas reduziram a quantidade negociada. Foram comercializadas pouco mais de um milhão de sacas, 9,5% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado (1,11 milhão de sacas). Segundo Ribeiro, apesar da recente recuperação dos preços, os produtores seguem preocupados com os custos elevados e a falta de financiamento. Por isso, acredita-se que a próxima safra será bem menor que a atual.