Título: Franquia no Ceará impulsiona Datasul no Nordeste
Autor: Adriana Thomasi
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/11/2004, Gazeta do Brasil, p. B13

Na mira, empresas de comunicação, serviços, indústria e agroindústria, com vendas focadas em relação com clientes. A catarinense Datasul, maior empresa brasileira de software de gestão, decidiu reforçar seus negócios no Nordeste, com a abertura de uma unidade franqueada no Ceará, responsável também pelo atendimento no Maranhão e Piauí. A novidade vai ser anunciada pelo Ceo da empresa, Jorge Steffens, que recebe empresários nesta sexta-feira, para um café da manhã no Hotel Vila Gallé. "A Datasul projeta crescimento de 25% para 2005 e responde a demanda com novas franquias de distribuição", justifica. De acordo com o executivo, o mercado aquecido comporta a expansão. A Datasul tem hoje 31 franquias, no total - 28 no Brasil, duas na Argentina e uma no México - número que deverá evoluir em 20% no próximo ano.

Na região, controla unidades franqueadas em Recife (PE), que atende também os Estados do Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba, e Salvador, com abrangência ainda no Sergipe. O diretor executivo de franquia da Datasul Nordeste, Julio Cezar Falbo, adianta que a empresa está investindo cerca de R$ 300 mil, entre o projeto da nova unidade cearense e reforço de atuação na Bahia. "A meta é crescer 100% em volume de clientes no Ceará, Maranhão e Piauí, no próximo ano", diz.

Outros R$ 100 mil serão aplicados no projeto de comunicação para apoio de vendas, envolvendo mídia em rádio, televisão e jornais da Região, no início de 2005. A companhia, que investiu ano passado R$ 10 milhões em desenvolvimento de produtos, diante R$ 7 milhões do exercício anterior, quer alavancar os negócios no Ceará, antes articulados por Recife. Na mira, empresas das áreas de comunicação, serviços, indústria e agroindústria, com vendas focadas em softwares de gestão e de relacionamento de clientes.

As perspectivas para o Ceará, segundo o diretor, são as melhores possíveis. Vicunha, Del Monte, Agripec, Alteza, Mallory, Metalic, Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), já fazem parte da lista da empresa que tem cerca de 90 clientes na região - algo em torno de 40 na Bahia. "A cearense Agripec é um exemplo do perfil de clientes que pretendemos conquistar no Ceará", diz Falbo.

Agilidade

Considerada a maior do setor agroquímicos no País, a Agripec comandada pelo empresário Jorge Alberto Studart, encomendou um pacote de produtos calculado em cerca de R$ 600 mil, que inclui do chão de fábrica até o relacionamento de clientes. Studart, que recentemente negociou 49,9% das ações da empresa com a australiana Nufarm, fabricante de defensivos agrícolas, acordo avaliado em US$ 133 milhões, diz que o mercado exige das empresas agilidade nos processo de administração e de informação.

"O Ceará é estratégico nos planos da Datasul", confirma Falbo, que também está de olho nas pequenas empresas - com faturamento superior a R$ 15 milhões/ano e vai concorrer com empresas como a Microsiga e a RM. O Maranhão, com boa performance, abre perspectivas para a expansão também no Pará, já atendido via representante. Manaus, também faz parte dos planos.

No início, o escritório cearense comandado por Valcir Venturi, diretor executivo da franquia e sócio local, deverá gerar dez empregos. "Adotamos o sistema home office para nossos consultores."

Conforme o executivo, a Datasul Nordeste chega disposta a atender o mercado e abrir frentes, dentro de um estado com economia em expansão.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados esta semana, confirmam crescimento de 21,3% na produção industrial do Ceará, em setembro, considerado igual mês do ano passado - o maior do País.

Os indicadores apontam ainda a expansão de 9,9% no acumulado no ano e de 5,9%, na soma dos últimos 12 meses. Os executivos da empresa também vêem boas perspectiva, a partir da meta de exportação de US$ 1 bilhão, até 2006, conforme estima o Centro Internacional de Negócios, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Cin/Fiec).

Os investimentos em projetos turísticos - cerca de US$ 1,5 bilhão para os próximos 3 anos, de acordo com a secretaria de Turismo do Estado (Setur) - principalmente de capital português, funcionam como atrativo adicional para a investida da empresa na região.

Resultados positivos A Datasul, que faturou no primeiro semestre R$ 69 milhões - sem incluir a rede de franquias - resultado 15% superior ao do mesmo período de 2003, deverá chegar a R$ 145 milhões no ano. A empresa contabilizou aumento de 25% na venda de novas licenças de software, que deverão gerar receita no futuro. O desempenho do período motivou a direção a rever as estimativas de expansão global de faturamento para o exercício, que passou de 15% para 20%. Ano passado, a receita foi de R$ 245 milhões e deverá ficar próxima a R$ 300 milhões, neste 2004. A decisão leva em conta as estratégias adotadas pela empresa e os sinais de reaquecimento da economia, que poderão gerar novos negócios. O Nordeste responde hoje por 15% do faturamento total, índice que poderá evoluir entre 30% e 40%, em 2005, segundo estima o diretor.

Com 26 anos de mercado, 80 mil usuários ativos, 1,7 mil clientes em 2 mil sites e 52 mil módulos comercializados, a companhia detém 17% do mercado nacional de sistemas ERP (gestão) e atende setores de alimentos e bebidas, borracha e plástico, químico e petroquímico, metal-mecânico, eletroeletrônico e têxtil. Marca presença nos Estados Unidos, com parceria tecnológica e, no primeiro semestre deste ano, conquistou cerca de 60 novos clientes no Brasil, além de contratos e franquias no México e na Argentina. Para as unidades franqueadas no exterior a expectativa de crescimento é de 50% no próximo ano. A receita internacional representa 4% dos negócios globais, mas a empresa aposta em novos mercados para ganhar espaço na exportação de software. A expectativa vem apoiada nos 100 clientes do Brasil, com operações no México e Argentina.

kicker: Empresa chega disposta a liderar estado de economia emergente