Título: Assentados pelo Incra vendem produção em exposição de Brasília
Autor: Riomar Trindade
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/11/2004, Gazeta do Brasil, p. B13

Os negócios fechados durante a 1ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, realizada em Brasília, totalizaram R$ 1,3 milhão, envolvendo mercadorias produzidas nos assentamentos do Incra e pelos agricultores familiares. O balanço é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), promotor do evento, destacando que os 380 expositores de 24 estados venderam, em média, entre R$ 3 mil e R$ 3,5 mil.

O coordenador da feira e do Programa de Agroindústria do MDA, José Adelmar Batista, salienta que as rodadas de negociações vão proporcionar novos contratos no futuro. "A rodada de negócio é apenas o primeiro contato. Geralmente são fechados contratos nos meses seguintes. Acreditamos que entre duas ou três dezenas de contratos serão fechadas ainda por conta da Feira de Agricultura Familiar", prevê Batista.

A feira também teve expressiva participação do público, estimado pelos organizadores em 60 mil pessoas ao longo dos quatro dias do evento. Outro dado positivo foi a arrecadação de cinco toneladas de alimentos não-perecíveis, repassados ao programa Fome Zero.

Além de permitir a divulgação dos produtos, como alimentos preparados artesanalmente ou industrialmente pelos próprios produtores, a feira propiciou também a troca de experiências entre assentados da reforma agrária e agricultores familiares. Eles participaram ainda de oficinas, cursos e seminários sobre segurança alimentar, agricultura familiar e reforma agrária, associações e cooperativas com potencial de exportação.

Rodada de negócios

Durante o evento, o Sebrae/DF promoveu uma rodada de negócios com produtos de agricultura familiar, reunindo 75 fornecedores de todo o Brasil que negociaram a venda de seus produtos para 42 empresários do setor alimentício do Distrito Federal e do Entorno. Um dos produtos de maior sucesso na rodada de negócios foi o licor de pimenta, da Cooperativa Agropecuária dos Pequenos Produtores de Campo Florido (Coagrocampo), de Minas Gerais, que congrega 25 famílias que produzem, além do licor, conservas e geléia de pimenta. "Nosso produto foi desenvolvido para agregar mais valor a pimenta e é inédito no Brasil e no mundo", disse Eugênia Mara Dias, representante da cooperativa.

O licor de pimenta agradou o paladar das empresas do Distrito Federal que compraram toda a produção trazida para a feira e ainda manifestaram a intenção de novas encomendas. "Nossa produção não é realizada em grande escala. Para não perder as características do produto, é uma produção artesanal mensal de 60 litros de licor. Agora vamos analisar as condições para aumentar nossa produção para atender aos pedidos, considerando todas as etapas de produção, desde a plantação", explicou Eugênia Mara.

kicker: 380 expositores de 24 estados venderam até R$ 3,5 mil Riomar Trindade