Título: O novo guru da ética empresarial
Autor: Rosana Hessel
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/08/2004, Primeira Página, p. A-1

Don Tapscott diz que uma corporação deve ser confiável e transparente. Uma das principais mudanças nas corporações neste novo século ¿ uma substituição de paradigma ¿ consiste na compreensão de que as empresas precisam ter produtos de qualidade e valores éticos, ou seja, precisam ser confiáveis e coerentes. Isso significa que é preciso haver uma relação de confiança entre a empresa e o cliente. E este mais o acionista e o funcionário formam o tripé para a base de um relacionamento de transparência de uma empresa.

Além disso, a Tecnologia da Informação (TI) é atualmente um dos principais mecanismos de diferenciação para dar a uma corporação vantagens competitivas.

Quem diz isso é o consultor canadense, Don Tapscott, uma autoridade internacional em estratégia de negócios e transformação organizacional. Entre seus clientes estão os principais executivos das maiores empresas do mundo e líderes de governo de muitos países. A publicação especializada "Washington Technology Report" chegou a dizer que o consultor é a pessoa mais influente na mídia atual desde Marshall McLuhan, que formulou pela primeira vez o termo "aldeia global" na década de 60.

Tapscott já publicou dez livros próprios ou em co-autoria. Sua última obra, "The Naked Corporation: How the Age of Transparency Will Revolutionize Business", de 2003, descreve como a transparência, a responsabilidade financeira e o relacionamento de uma corporação com os acionistas são a nova fronteira para a inovação competitiva.

Depois de passar pela Bahia e Rio de Janeiro, Tapscott encerrou sua jornada em São Paulo nesta semana, quando voltou para Toronto, no Canadá. Aproveitou a viagem de duas semanas para passear com a família em férias, deu palestra para executivos e foi visitar a fábrica da Celestica, em Jaguariúna, na região de Campinas, interior de São Paulo. O consultor é membro do conselho administrativo dessa empresa canadense, que tem entre seus clientes empresas como a IBM, HP, JDS, Sun Microsystems, Dell, Lucent, Cisco Systems, Nortel Networks e Motorola.