Título: Expectativa de novas regras
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/11/2004, Nacional, p. A5

As regras de contabilização dos gastos em investimentos adotadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) poderão ser alteradas já no próximo ano, sinalizou ontem a diretora de Assuntos Fiscais do FMI, Teresa Ter- Minassian. O Brasil tem liderado uma campanha internacional para mudar o cálculo dos gastos, com objetivo de atender as necessidades de investimento público em infra-estrutura, sem comprometer o equilíbrio fiscal.

"Discutimos a possibilidade de aumentar os investimentos públicos de maneira responsável fiscalmente", disse Ter-Minassian após o encontro de ontem com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

A diretora de Assuntos Fiscais do FMI acrescentou que "ao longo das próximas semanas vamos discutir mais em detalhes investimentos específicos que vão ser tratados preferencialmente". Ao ser questionada se os investimentos poderiam ser feitos já no ano que vem, ela respondeu: "Espero que sim". Ter-Minassian chefia um grupo responsável por avaliar possíveis mudanças na contabilização dos investimentos. Ela já esteve no Brasil em meados deste ano para tratar do assunto.

Além de Palocci, os técnicos do Fundo se encontraram com o ministro do Planejamento, Guido Mantega, com quem Ter-Minassian esteve há quatro meses para conhecer detalhes da proposta de Parceria Público-Privada (PPP).