Título: MST acampará em Brasília
Autor: Hugo Marques
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/11/2004, Política, p. A10

A partir de segunda-feira, 10 mil representantes dos sem-terra, sindicalistas e indígenas vão fazer o maior acampamento já construído em Brasília. Eles realizam a Conferência Nacional Terra e Água, que vai selar a unificação da luta de 44 entidades e movimentos sociais ligados à reforma agrária. O encontro tem patrocínio do próprio governo.

Um dos coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues, diz que o governo Lula "frustrou as expectativas" e anuncia um 2005 mais que vermelho. "O ano que vem será não um ano vermelho, mas um ano colorido. As outras organizações, que têm as bandeiras brancas, vermelhas, verdes e azuis, possivelmente vão todas para a rua cobrar do governo os compromissos assumidos."

Esta nova fase de unificação de lutas dos movimentos sociais conta pela primeira vez com o apoio financeiro do governo. A Conferência Nacional Terra e Água será patrocinada pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente, além de oito empresas do governo, entre elas Petrobrás, Correios, Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional e Eletrobrás.

Segundo os representantes do Fórum Nacional pela Reforma Agrária, trazer 10 mil pessoas para uma conferência no centro de Brasília custaria pelo menos R$ 2 milhões. O ministério do Desenvolvimento Agrário e as empresas do governo estão custeando alimentação, transporte, confecção de material gráfico e de logística.