Título: PIB cresceu 8,1% em setembro passado
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/11/2004, Internacional, p. A10
A economia da Argentina cresceu 8,1% em setembro em comparação a um ano atrás e 0,8% em relação a agosto, recuando de um grande aumento no mês anterior, mas ficando em linha com os sólidos dados econômicos do terceiro trimestre, conforme os dados preliminares divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatísticas, Indec.
O percentual de 8,1% ficou bem acima da previsão consensual de 7%, indicada na mais recente pesquisa do banco central argentino, que também coloca o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país para este ano em 7,7%.
O Indec revisou significativamente para cima os dados de crescimento econômico de agosto. Em outubro, os números preliminares mostraram um incremento ano a ano de 8,8% e alta mensal de 0,9%. Os novos números divulgados ontem colocam o avanço anual em 9,4% - o ritmo mais elevado desde março - e o aumento mensal em 1,1%.
Conforme os dados fornecidos pelo Indec, a economia expandiu-se 8,8% nos primeiros nove meses do ano.
Os dados de produção do terceiro trimestre e outros indicadores que mostraram uma recuperação saudável do que tinha sido uma leve desaceleração no segundo trimestre, quando o crescimento foi de 7%, foi uma grata surpresa para os economistas, que esperavam desaceleração mais intensa.
Os dados oficiais de crescimento no terceiro trimestre serão divulgados em 18 de dezembro, segundo o calendário publicado no site na internet do Indec.