Título: EUA propõem discussão da Rodada de Doha
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/11/2004, Internacional, p. A10
Os Estados Unidos (EUA) estão propondo uma reunião ministerial, para meados de 2005, para discussão dos temas que bloqueiam as negociações de liberalização comercial na Organização Mundial do Comércio (OMC).
A proposta foi um dos temas discutidos ontem, quando começaram os debates do encontro de cúpula da Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec), no Chile.
Os trabalhos na OMC estão concentrados agora em discussões técnicas. Há um certo compasso de espera, pois esperou-se a eleição presidencial nos EUA, ocorrida no último dia 2, e a posse dos novos comissários da União Européia (UE), que ocorre nesta segunda-feira (ver matéria na página A-11), para se ter um quadro mais claro de quais seriam os negociadores por Washington e Bruxelas.
O vice-ministro do Comércio da Malásia, Rafidah Aziz, disse que "algumas economias importantes da Apec estão na origem de parte das dificuldades da OMC.
Um dos temas mais polêmicos é agricultura sobre o qual houve acordo parcial em julho.
Segundo relatório divulgado nesta semana, os altos preços do petróleo e a alta das taxas de juros deverão reduzir o crescimento dos países da Ásia e do Pacífico, após seu bom desempenho em 2004.
Sobre a Coréia do Norte, os países da Apec esperam levar aquele país à mesa de negociações, para discutir a possibilidade de que abandone seu programa de armas nucleares.