Título: Fitch eleva nota da Rússia para grau de investimento
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/11/2004, Finanças & Mercados, p. B1

A Fitch elevou ontem a classificação de risco da dívida soberana da Rússia para grau de investimento. A agência citou forte desempenho macroeconômico, ajudado por preços elevados do petróleo. A nova nota dá ao país um grande impulso entre a comunidade financeira internacional.

A Fitch elevou os ratings de longo prazo em moeda local e estrangeira da Rússia de "BB+" para "BBB-", com perspectiva estável. A agência informou que a nota reflete o balanço entre a melhora da posição macroeconômica da Rússia e sua fraqueza estrutural.

"O aumento da nota da Fitch sobre a dívida soberana da Rússia é uma prova da notável melhoria de sua credibilidade durante os últimos anos", afirmou Edward Parker, diretor da Fitch Sovereigns Group, em comunicado. Parker disse que a melhoria das condições fiscais da Rússia significa que o governo tem a capacidade para pagar sua dívida mesmo em caso de um choque significativo.

Além do alto preço do petróleo, o executivo acrescentou que o governo russo está promovendo uma "política fiscal amplamente prudente", que acarreta "reduções nas relações de dívida interna e externa e grande acumulação de reservas em moeda estrangeira".

Esta é a segunda agência que concede grau de investimento à Rússia, seguindo o movimento da Moody''s Investors Service em outubro de 2003. A Standard & Poor''s classifica a Rússia como "BB+", um ponto abaixo do nível de investimento. Investidores internacionais que não são voltados para mercados emergentes geralmente exigem pelo menos duas classificações de grau de investimento antes de injetarem dinheiro em um país.

A Fitch informou que a nota ainda está restringida por problemas estruturais, incluindo um clima empresarial difícil que levanta preocupações sobre a sustentabilidade das melhorias macroeconômicas.