Título: Três factorings estão na mira do Ministério da Fazenda
Autor: Riomar Trindade
Fonte: Gazeta Mercantil, 22/11/2004, Legislação, p. A13

Três empresas de factoring -fomento comercial- enfrentam processos administrativos por descumprimento sistemático da legislação (Lei 9.613/98) sobre combate à lavagem de dinheiro. Segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão do Ministério da Fazenda, os processos foram instaurados esta semana depois da constatação que as empresas de factoring persistem em desrespeitar as normas de combate ao crime de lavagem de dinheiro, o que acabou deslocando os holofotes do Coaf para todo o setor.

A assessoria do Ministério da Fazenda não informou o nome das empresas contra as quais foi instaurado processo administrativo. Pela legislação atual, a abertura de processos administrativos poderá ter como conseqüências para as empresas desde a advertência, aplicação de multas, suspensão temporária do exercício da atividade e até mesmo a cassação da licença de funcionamento.

De acordo com a Fazenda, outros setores que estão no foco de atuação do Coaf, pelos mesmos problemas observados em relação às empresas de factoring, são as imobiliárias e empresas de comércio de jóias, pedras preciosas, objetos de arte e antigüidades.