Título: Banco do Brasil e CEF vão compartilhar rede de ATMs
Autor: Luiz Queiroz
Fonte: Gazeta Mercantil, 22/11/2004, Telecomunicações & Informática, p. A17

Banco estatal negocia o uso comum da infra-estrutura com o Bradesco. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal (CEF) iniciam na primeira semana de dezembro o projeto de compartilhamento de redes e correspondentes bancários. Com isso, cerca de 18 milhões de clientes do BB poderão utilizar, em breve, qualquer uma das nove mil lotéricas para fazerem pagamentos de contas e realizarem outros serviços bancários.

Em contrapartida, os clientes da Caixa Econômica Federal também poderão se beneficiar com o uso dos 38 mil terminais de auto-atendimento (ATMs) do Banco do Brasil espalhados pelo País.

O projeto piloto começa por Brasília e se estenderá para Curitiba (PR) e Recife (PE). Em seguida, as duas instituições concluirão a interligação nos demais estados. "Inicialmente optamos por começar o compartilhamento naqueles pontos instalados em locais públicos", explicou o vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil, José Luiz de Cerqueira César. Em uma segundo fase, o compartilhamento chegará às agências das duas instituições

Sintonia com SPB2

A proposta, segundo o executivo, está em sintonia com os objetivos do SPB2, a segunda fase do Sistema de Pagamentos Brasileiro, que prevê o compartilhamento dos canais bancários. Dentro deste espírito, o Banco do Brasil, segundo Cerqueira César, já iniciou as conversações com o Bradesco, maior banco privado do País, no sentido de integrar as duas redes bancárias na área de auto-atendimento. "Nós estamos abertos a outros bancos. Desejamos criar um pólo de compartilhamento dentro do sistema financeiro", anunciou.

Dentro dessa postura, o BB também estuda para o próximo ano a possibilidade de implementar um projeto de compensação digital e de processamento de documentos compartilhados. Essa proposta está inserida no orçamento do banco para 2005 na área de tecnologia da informação (TI), cujos investimentos são da ordem R$ 2,5 bilhões.

Correspondentes bancários

Segundo informações da CEF, os correspondentes bancários respondem por 65% do número de transações do banco, equivalente a 200 milhões de transações por mês. Ao todo são 15.274 pontos de atendimento, abrangendo todos os 5.560 municípios brasileiros, com 2.191 agências, 9.000 casas lotéricas, 1.085 postos de atendimento eletrônico e 2.998 correspondentes bancários. A CEF estima inaugurar até o final do ano mais 50 agências e 800 correspondentes bancários em todo o País.

Além de resolver o problema da capilaridade do atendimento aos clientes, o Banco do Brasil conseguiu concluir este ano o incremento da sua intranet aumentando sua capacidade de serviço. O banco vinha enfrentando problemas no processo de contratação da rede, mas, segundo Cerqueira César, os entraves jurídicos da concorrência pública já foram sanados.

Hoje a rede interna do banco atende a 25 mil funcionários lotados na direção geral e as administrações regionais, num universo de 80 mil. "A intranet vai ser estendida agora a todos os funcionários", explicou Cerqueira César. Com a expansão, o banco também poderá atuar na digitalização dos documentos, contratos, além da utilização da certificação digital.

kicker: Clientes da Caixa poderão utilizar os 38 mil terminais do BB espalhadospelo País