Título: Supermercado investe no setor
Autor: Neila Baldi e Alexandre Inacio
Fonte: Gazeta Mercantil, 22/11/2004, Agribusiness, p. B12

O Pão de Açúcar está apostando no café. A bandeira pretende ampliar as vendas do produto em 2005, especialmente as variedades de maior valor agregado. A meta é elevar de 10% para 25% a participação dos cafés de maior valor nas vendas gerais do produto. "Vamos elevar de 2% para 5% a participação do grão; de 5% para 10% o capuccino; e de 3% para 10% a parcela dos cafés gourmets", afirma Luiz Antonio Torres, diretor de gestão de categorias do Pão de Açúcar.

Uma das estratégias será de implantar dentro de uma de suas lojas, na zona sul de São Paulo, uma mini-usina de processamento de café. Em parceria com a Café Damasco, o investimento está sendo dividido, sendo que o Pão de Açúcar fornece as instalações, enquanto o Damasco instala as máquinas e equipamentos. "O consumidor escolherá o blend, irá ver seu café sendo torrado, moído e levará para casa", explica Márcio Milan, diretor de Comercialização Seca e Commodities do Pão de Açúcar.

Segundo Milan, a idéia do grupo não é funcionar como mais um concorrente para as marcas que já existem, mas sim, mostrar o processo de industrialização do café. A iniciativa, que deve ser ampliada para até três lojas em 2005, de acordo com os resultados, foi vista de forma positiva pela indústria. "A idéia é muito boa e visa ter um diferencial em relação às outras redes junto ao consumidor", afirma Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic).