Título: Abradee reforça que não há risco de apagão
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 23/11/2004, Energia, p. A8

O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Luiz Carlos Guimarães, disse ontem que não há perigo de um novo "apagão" no sistema elétrico brasileiro. "Todos os esforços foram feitos para evitar que isso volte a acontecer", disse.

Segundo ele, depois de uma queda no consumo devido à menor oferta de energia do sistema, "a previsão é de que haja aumento de 4% nos próximos anos, que deve ser acompanhado de elevação da produção nacional de energia". Guimarães participou do 16º Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), promovido pela Abradee e realizado pela Companhia Energética de Brasília (CEB).

Guimarães criticou o alto volume de tributos que incidem sobre o setor. Segundo ele, numa conta de R$ 100, cerca de R$ 35 são recolhidos pelas distribuidoras em impostos e encargos, "o que significa que mais de 50% da conta paga são de tributos". Ele considerou isso "complicado, tanto para o consumidor quanto para as indústrias", afirmou.