Título: Embarques com maior valor
Autor: Ariverson Feltrin
Fonte: Gazeta Mercantil, 23/11/2004, Relatório - Exportações Brasileiras, p. 2

A movimentação de contêineres, que transportam as cargas de manufaturados, está batendo recordes no País. Nos embarques totais de mercadorias exportadas, tiveram crescimento de 24,3% nos últimos doze meses terminados em setembro, evoluindo de 2,8 milhões de unidades para 3,5 milhões. O salto corresponde ao crescimento das vendas de produtos com maior valor agregado, que foi de 25% no mesmo período. Santos é o campeão entre os principais portos brasileiros: movimentará quase 1,3 milhões de unidades em 2004.

O resultado geral é recorde, segundo a Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec), que acaba de terminar um levantamento sobre a evolução recente do setor.

De acordo com a entidade, seus dez associados investiram até o momento US$ 435 milhões na modernização dos terminais. Agora aplicam em obras adicionais de infra-estrutura, equipamentos e capacitação de mão-de-obra.

Com a movimentação atual, os operadores chegaram à metade do caminho em direção ao objetivo traçado para o ano de 2010. A meta é chegar aos 7 milhões de unidades movimentadas a cada ano. Conforme os cálculos da Abratec, cada contêiner gera, em média, U$ 26 mil em divisas.