Título: Na Bahia, recorde na operação de contêineres
Autor: Ariverson Feltrin
Fonte: Gazeta Mercantil, 23/11/2004, Relatório - Exportações Brasileiras, p. 2

OTecon Salvador (Terminal de Contêineres do Porto de Salvador), empresa do Grupo Wilson & Sons, é outro exemplo da competência operacional alcançada no País pós-privatização dos portos. Fundado em Salvador há 167 anos, com operações concentradas exclusivamente no País, registrou, no ano passado movimento recorde de 131 mil veículos e 1,042 milhão de TEUS (contêineres de 20 pés), cifra que o posiciona como um dos maiores operadores nacionais de contêineres, incluído no seleto grupo de grandes operadores globais que operam acima da barreira do milhão de TEUS.

"Graças a investimentos de U$ 24 milhões, o terminal está pelo menos três vezes mais eficiente que no período anterior à privatização. A movimentação cresceu de 10 contêineres/hora em 1999 para 32 este ano e o número de atracações subiu de 150 ao ano em 2000 para 521 ao ano em 2003", diz o diretor-executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço. O custo diário de uma embarcação para o armador é de US$ 25 mil. Com a redução do tempo de operação, em função do aumento de produtividade, a redução concreta de custos para os armadores foi da ordem de US$ 5,81 milhões, apenas em 2003, explica. "Esse é o mais forte indicador de eficiência".

O expressivo crescimento do Tecon nos últimos anos já prenunciava a movimentação recorde de contêineres registrada ano passado. Em 2003, passaram pelos pátios do Tecon 155,507 mil TEUs . Em 2002, terceiro ano da concessão, o número chegara a 105,866 mil TEUs. No primeiro ano, 2000, foram 49.173 TEUs, ou seja, em três anos o volume triplicou. Até o final do ano o volume estimado é de crescimento de 16% nas movimentações.

"Nunca estamos satisfeitos com a qualidade e produtividade alcançada", prossegue Lourenço. "Exemplo disso é a recente modificação efetuada em nosso sistema de pátio, onde passamos a utilizar coletores sem fio para reduzir o índice de erros humanos a zero". Outra providência em busca de maior eficiência é a certificação ISO 9001, marcada para início de 2005. "Também vamos colocar os sistemas operacionais na web".

Ainda em 2003, o Tecon realizou transporte rodoviário de 31 mil contêineres e, na área de rebocagem, atracação e desatracação prestou serviços a 17.200 navios e o agenciamento marítimo a 4.930 embarcações. O faturamento do Grupo Wilson, Sons em 2003, incluindo o faturamento total das joint ventures e das empresas associadas, atingiu R$ 640 milhões, R$ 271 milhões deles na área de operações portuárias e logística.

O Grupo Wilson & Sons é operador logístico com forte atuação nas áreas de rebocagem, construção naval, logística offshore, agenciamento marítimo e logística integrada. Dispõe de 30 filiais e cerca de 2.800 empregados diretos. Premiado pelo Instituto Miguel Calmon (Imic) como melhor empresa regional de transporte e armazenagem, o Tecon repetiu prêmio conquistado no ano passado quando foi qualificado como o maior do setor na Bahia.

Uma das mais respeitadas instituições do País em estudos sociais e econômicos, o Instituto Miguel Calmon foi criado em 1980 por empresários, como instituição independente, para servir de centro de referência a empresas e governo na avaliar o desenvolvimento local e subsidiar gerenciamento e decisões de investimento.