Título: DF aponta três vilões
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 09/04/2011, Economia, p. 18

Nas quatro cidades em que a inflação superou o teto da meta, de 6,5% em 12 meses, a alimentação foi o item que mais pesou. No Distrito Federal, porém, existem ainda outros dois vilões: combustíveis e habitação. Em escalada em todo o país, o etanol registrou alta de 5,1% e a gasolina, de 1,71%, apenas em março. Já os preços relacionados a habitação, na média, encareceram 1,52% ¿ sofreram reajustes no mês passado a taxa de esgoto (6,3%), aluguel (1,83%), tarifa de celular (2,12%) e TV a cabo (4,38%).

A designer de interiores Marina Tavares, 22, está sentindo o peso da inflação habitacional. Ela desembolsa R$ 1 mil no aluguel de um apartamento de dois quartos em Águas Claras desde janeiro. O valor consome mais de 20% de sua renda familiar. Além disso, suas despesas cotidianas aumentaram consideravelmente. O condomínio também pesa no orçamento. ¿São R$ 230 e o prédio não tem quadra ou piscina.¿

Para o economista Carlos Thadeu Filho, da empresa Franklin Templeton Investment, o Banco Centrao está sentindo a pressão. ¿Vamos ver se ele vai reagir de maneira mais dura. Em abril, vem mais pressão devido os reajustes dos remédios¿, observou.